Um pedreiro de 46 anos morreu após cair de uma altura de 10 metros, na tarde , no bairro Santa Tereza, em Vitória.
Ivan Pereira Cândido estava consertando o telhado da varanda de uma casa, que tinha goteira. Ele começou a obra um dia antes do acidente e estava quase terminando o serviço quando caiu.
O bombeiro hidráulico Pedro Rosa é o dono da casa e ajudava o pedreiro no momento do acidente. Ivan, segundo Pedro, estava cortando uma peça de madeira quando se desequilibrou.
“Eu estava entregando, ele cortando a peça de madeira. Aí ele deu pique nela. Ele não acabou de cortar a peça direito, empurrou com a mão. Nele empurrar com a mão, ele tava na beirada e acabou descendo junto”, disse Pedro.
Uma equipe do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) fez uma vistoria na obra e constatou que o pedreiro não usava equipamentos de proteção, como capacete e cinto de segurança.
Matérias Relacionados
Os fiscais do conselho também orientaram os responsáveis pela obra e deram orientações para garantir a segurança dos trabalhadores. Já o dono da casa disse que o próprio pedreiro se recusou a usar os equipamentos necessários.
“Ele falou que traria e nem trouxe. Falei que sem o cinto de segurança ele não trabalharia e ele falou que não ia usar cinto de segurança. Falei que não escaparíamos se cair lá embaixo”, contou o dono da casa.
Pedro disse que tentou socorrer o pedreiro, mas Ivan morreu ainda no local do acidente.
“Eu cheguei a entrar em pânico. Nem comi nada até agora. Trabalhou ontem e hoje pra mim até esse horário. É um peso que vou carregar no meu coração pra sempre. É meu amigo, gosto dele demais da conta”, explicou.
O corpo do pedreiro foi levado ao Departamento Médico Legal (DML). O dono da casa disse que ajudou a família de Ivan com os custos do velório e que se colocou à disposição para prestar qualquer auxílio aos familiares.
NOTICIAS GOVERNO ES