Mais de 37 mil eleitores, com idades entre 18 e 70 anos, que deixaram de votar nas últimas três eleições no Espírito Santo – e não justificaram a ausência nas urnas – tiveram os títulos de eleitor cancelados.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), o número é de janeiro deste ano.
Caso tenham interesse em votar nas eleições do dia 2 de outubro para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual, essas 37.483 pessoas precisam regularizar as pendências com a Justiça Eleitoral até o dia 4 de maio.
O segundo turno das eleições em 2022 está previsto para o dia 30 de outubro.
Procedimento pode ser feito pela internet
Não é preciso procurar um cartório para regularizar o título, pois todo o procedimento pode ser feito pela internet, pelo sistema “Título Net”, que pode ser baixado no celular e também está disponível no site do TRE-ES. É só seguir as orientações e aguardar algumas semanas para receber a confirmação de que o título foi validado.
Neste momento, em razão do aumento de casos de Covid-19 por causa da variante ômicron, os atendimentos presenciais estão suspensos nos cartórios eleitorais.
A pessoa que estiver com a situação irregular não pode votar e isso pode acarretar outros problemas. Se o eleitor não estiver com o título ativo, a Receita Federal pode entender que a pessoa não está viva ou que o cadastro dela não é válido e ela pode ter alguns benefícios do governo federal suspensos, por exemplo.
G1 ES