Take a fresh look at your lifestyle.

Vítimas da chuva no ES madrugam na fila para pedir o auxílio de R$ 3 mil

Moradores de Cariacica, na Grande Vitória, madrugaram na fila nesta terça-feira (3) para fazer o Cartão Reconstrução, auxílio de R$ 3 mil para famílias afetadas pela chuva. A fila dava voltas e era difícil saber onde começava e onde terminava.

O cadastramento para o cartão começou na segunda-feira (2). O valor recebido no Cartão Reconstrução ES poderá ser gasto para compra de material de construção, móveis e eletrodomésticos para substituir os objetos perdidos para a chuva, alimentos, roupas ou outros itens que as famílias considerarem necessários.

Uma líder comunitária falou que várias pessoas estavam desde às 23h da noite anterior no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Campo Verde.

Na manhã desta terça, eram mais de 300 pessoas na fila aguardando atendimento.

Uma das moradoras na fila aguardando para ser atendida era a pensionista Custódia Ilidia. Ela contou que teve de ser resgatada de barco durante a enchente de dezembro do ano passado.

“Perdi tudo, só não perdi a vida, graças a deus. Assistente social já foi lá em casa, já viu tudo. Eu tenho esposo acamado. Qualquer coisinha já ajuda pra gente começar a fazer uma casinha lá”, contou a pensionista Custódia Ilidia.

Moradores de Cariacica madrugaram na fila para fazer o cadastro do Cartão Reconstrução — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Moradores de Cariacica madrugaram na fila para fazer o cadastro do Cartão Reconstrução — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Darlene Augusta é aposentada e ficou fora de casa por 23 dias por causa da chuva. A aposentada disse que até hoje não consegue dormir direito com medo da chuva.

“A perda pior é emocional, porque a gente fica vendo as coisas indo embora, a água subindo e a cabeça não fica boa. A gente não consegue dormir mais sossegado quando chove”, desabafou.

Na fila, muitas pessoas aguardavam para fazer o CadÚnico, um dos requisitos para ter direito ao Cartão Reconstrução.

Já outras, precisavam atualizar o cadastro. Além disso, as famílias precisam ter laudo comprovando danos causados pelas chuvas, entre outros requisitos.

A secretária de Assistência Social de Cariacica, Danyelle Lírio, disse que os mutirões para o cadastramento continuam durante essa semana na cidade.

“Já temos mil famílias com o laudo que comprova que elas tem direito ao Cartão Reconstrução e semana que vem vamos fazer um mutirão de visitas para confirmar se as famílias realmente tiveram os bens perdidos nas chuvas”, disse a secretária.

Cras de Cariacica tem mais de 300 pessoas na fila para solicitar o cartão reconstrução — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Cras de Cariacica tem mais de 300 pessoas na fila para solicitar o cartão reconstrução

G1 ES