Senado aprova taxação de produtos internacionais de até 50 dólares
A aprovação foi por meio de um destaque apresentado pela base do governo, ou seja, uma sugestão de mudança no projeto.
Senado Federal. (Foto: Jonas Pereira/Agência Senado) — Foto: CBN
O plenário do Senado aprovou, na noite desta quarta-feira (5), a “taxação das blusinhas”, ou seja, a taxação das compras internacionais de até US$ 50. Os senadores da base do governo apresentaram um destaque, ou seja, uma sugestão de mudança para reinserir no texto a taxação das compras internacionais. Esse trecho tinha sido retirado na terça-feira (4) pelo senador Rodrigo Cunha. Nesta quarta, os senadores da base do governo passaram o dia tentando costurar um acordo para reinserir essa questão da taxação de 20% das compras internacionais.
A votação aconteceu de forma simbólica, ou seja, quando os senadores não votam nominalmente, mas fazem registros individuais dos votos. A razão disso, nesse caso, é que o tema da taxação das blusinhas é considerado muito polêmico. Especialmente em ano de eleição popular, é visto como uma medida impopular.
Após a votação, os parlamentares avaliaram outro destaque apresentado pelo senador Flávio Bolsonaro.
A previsão é que esse projeto, como teve muitas mudanças no Senado, retorne para a Câmara dos Deputados, e então deve seguir o caminho para a sanção do presidente Lula.