Take a fresh look at your lifestyle.

Renato Casagrande toma posse como governador do ES: ‘Mesmo sendo a 3ª vez, fico nervoso ainda’

O governador Renato Casagrande (PSB) assumiu neste domingo (1º) o seu terceiro mandato à frente do Palácio Anchieta. Casagrande já havia governado o Espirito Santo de 2011 a 2014 e agora foi reeleito para um terceiro mandato no Executivo Estadual.

A sessão solene de posse de Casagrande e de seu vice, Ricardo Ferraço (PSDB), começou por volta de 14h40 na Assembleia Legislativa do estado, na Enseada do Suá em Vitória.

Renato Casagrande já definiu os secretários que vão compor o primeiro escalão de seu governo. Confira aqui quem são.

Discurso do governador

 

Renato Casagrande toma posse como governador do ES: 'Mesmo sendo a 3ª vez, fico nervoso ainda' — Foto: Fernando Madeira/ A Gazeta

Renato Casagrande toma posse como governador do ES: ‘Mesmo sendo a 3ª vez, fico nervoso ainda’

O presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Erick Musso (Republicanos), solicitou uma comitiva de deputados que conduziu o governador e o vice eleitos ao Plenário Dirceu Cardoso, onde foi realizada a cerimônia.

A Banda da Polícia Militar executou os hinos do Brasil, do Espírito Santo e à Bandeira. O presidente da Casa fez um discurso e em seguida governador e o vice fizeram o juramento com o compromisso de manter, defender e cumprir as Constituições Federal e do Estado, observar as leis e promover o bem geral do povo espírito-santense.

Em seu discurso de posse Casagrande revelou que estava nervoso com a cerimônia. “Mesmo sendo a terceira vez, eu fico nervoso ainda”, brincou.

O governador reeleito relembrou períodos dos últimos quatro anos, principalmente a pandemia.

“Jamais pensei que fosse gerenciar uma pandemia, aprendemos a lidar com a pandemia, mas muitos perderam a vida e muitos ainda perdem. Hoje temos uma capacidade de enfrentar crises e ondas de aumento da pandemia”, disse.

Casagrande reforçou que o estado se consolidou em vários aspectos.

“Consolidamos a organização do Espírito Santo, o estado continua como o mais equilibrado e mais organizado do país, tanto é que em quatro anos nós fizemos investimento R$ 8 bilhões em infraestrutura. Temos a menor mortalidade infantil do país, a terceira melhor educação do ensino médio e a segunda maior longevidade”, disse.

Casagrande disse ainda que ‘não podemos nos contentar com as conquistas que tivemos nesse tempo, temos que estar de mãos dadas para conquistar posições para que o nosso trabalho seja cada vez mais renovado’.

O governador reeleito destacou que essa eleição que disputou foi a mais difícil da carreira política.

“Chegou o fim do debate ideológico pura e simplesmente, agora temos que debater nossas ideias e nos juntarmos para o que interessa ao povo capixaba. Eu enfrentei a eleição mais difícil e diferente. O componente nacional muito forte no debate local em que as pessoas passaram a ver menos o trabalho local, para ver mais o que era a política nacional. A eleição ficou para trás e se resolveu já no ano passado. Agora vamos olhar para frente e ajudar a esse estado a fazer a transição política. É importante que o estado continue com estabilidade financeira, política e econômica”, discursou Casagrande.

 

Posse do governador do Espírito Santo na Assembleia Legislativa — Foto: Paulo Ricardo Sobral

Renato Casagrande lembrou que o Espírito Santo tem 4 milhões e cem mil habitantes e que é um estado pequeno em população e que só vai conseguir se colocar no debate nacional e internacional se for referência em políticas públicas.

“Temos que continuar caminhando, nós só teremos capacidade de se inserir no Brasil e fora dele se a gente for eficiente. Temos que ser velozes, rápidos. O que inclui inovação, serviços eletrônicos para poder, cada vez mais, incluir a população capixaba nos serviços públicos”.

Por fim, o governador se colocou à disposição da Assembleia Legislativa do Espírito Santo.

Renato Casagrande recebe faixa pela terceira vez no Palácio Anchieta — Foto: Carlos Alberto Silva/ A Gazeta

Renato Casagrande recebe faixa pela terceira vez no Palácio Anchieta — Foto: Carlos Alberto Silva/ A Gazeta

Palácio Anchieta

 

Por volta de 16h, o governador e sua comitiva seguiram para o Palácio Anchieta, no Centro da Capital, para solenidade de colocação da faixa e recondução do governador ao cargo.

Do lado de fora do Palácio Anchieta, em frente à Praça João Clímaco, uma tenda foi montada com cadeiras e telão, que retransmitiiu toda solenidade que acontecerá dentro do Salão São Tiago.

Vice governador Ricardo Ferraço e Renato Casagrande — Foto: Carlos Alberto Silva/ A Gazeta

Vice governador Ricardo Ferraço e Renato Casagrande — Foto: Carlos Alberto Silva/ A Gazeta

Ao chegar na tenda, Casagrande fez um revista à tropa da Polícia Militar. Em seguida, uma banda de congo acompanhou o governador e comitiva até as escadarias do Palácio Anchieta.

A comitiva entrou pela escadaria e seguiu para o Salão São Tiago, onde aconteceu a assinatura do livro de posse, o recebimento da faixa e o discurso.

Renato Casagrande recebe faixa pela terceira vez no Palácio Anchieta — Foto: Carlos Alberto Silva/A Gazeta

Renato Casagrande recebe faixa pela terceira vez no Palácio Anchieta

G1 ES