Take a fresh look at your lifestyle.

No último dia do prazo, saiba como eleitores do ES podem emitir, transferir e regularizar o título.

O prazo para emissão, transferência e regularização do título de eleitor no Espírito Santo termina na nesta quarta-feira (4) .

Além de disponibilizar o serviço pela internet, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) também atenderm os eleitores presencialmente. Os cartórios eleitorais funcionam em regime de horário estendido, das 9h às 18h.

Solicitações pela internet

 

Pelo sistema Título Net da Justiça Eleitoral, é possível requerer a primeira via do título de eleitor (alistamento), a mudança de município (transferência), a alteração de dados pessoais e do local de votação para facilitar a mobilidade, bem como revisão para a regularização de inscrição cancelada.

Sobre as pessoas que já fizeram as requisições, mas ainda não tiveram retorno, o TRE-ES informou que a solicitação pode ser acompanhada pela internet.

“Por conta da demanda intensa nos últimos dias, várias requisições ainda estão em análise, mas em poucos dias os eleitores poderão conferir a atualização de seus títulos de eleitor. Basta acompanhar o andamento do pedido pelo número de protocolo recebido. Caso seja necessário complementar algum documento, o cartório eleitoral fará contato pelo endereço de e-mail informado no requerimento”, informou o TRE-ES.

Travestis ou transexuais que desejam solicitar o uso do nome social no título eleitoral e eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida que querem transferir o local de votação para uma seção com mais acessibilidade também têm até esta quarta para fazer a solicitação. Saiba como solicitar.

Como fazer

 

Os eleitores podem ter acesso aos serviços por meio do site do TRE, onde farão um requerimento por meio de um link, que será analisado pela Justiça eleitoral. É preciso passar algumas informações para o sistema:

  • O atendimento virtual não garante a regularização da situação do eleitor. O requerimento deverá ser analisado e concluído pela unidade da Justiça Eleitoral. Acompanhe o andamento de seu requerimento na aba “Acompanhar requerimento”

  • Foto segurando um documento (fotografia do requerente exibindo, ao lado de sua face, o documento oficial de identificação)

  • Documento oficial de identificação (carteira de identidade, carteira profissional emitida por órgão criado por lei federal ou passaporte)

  • Comprovante de residência atualizado

  • Certificado de quitação de serviço militar (para homens com idade entre 18 e 45 anos que ainda não tenham título eleitoral)

Eleitores podem tirar título e transferir domicílio eleitoral pela internet no ES

O acompanhamento dos pedidos também pode ser feito pela internet. De forma on-line, eleitores também podem checar se possuem multas com a Justiça eleitoral.

Informações como número do título e local de votação podem ser visualizadas no aplicativo e-Título, que possui a mesma validade do título de papel. Veja como baixar o aplicativo.

Todos os cartórios possuem celulares para solucionar as dúvidas dos cidadãos. O objetivo do canal de comunicação é tirar dúvidas dos eleitores, já que os principais serviços da Justiça Eleitoral estão sendo realizados pela internet.

No site do TRE-ES, é possível ter acesso aos telefones de cada cartório.

G1 ES