Um micro-ônibus do Sistema Transcol invadiu a garagem de uma casa na noite de segunda-feira (17), no bairro Tabuazeiro, em Vitória. O veículo estava estacionado no ponto final quando perdeu o freio, desceu de marcha ré e atingiu a residência.
O micro-ônibus faz parte da linha 074, que liga Tabuazeiro ao bairro da Penha. Com o impacto, o veículo arrastou o portão, bateu em um carro que estava estacionado na garagem e quebrou colunas e telhados da casa. Ninguém se feriu.
A dona da casa atingida, Fabiana Resende, disse que se assustou com o barulho da batida.
“Eu estava assistindo televisão e minha filha no quarto estudando pro Enem. Aí veio aquele estrondo, muito alto, ela saiu do quarto e perguntou o que tava acontecendo eu disse “não sei”. Aí quando eu abri a porta, eu vi fumaça e o ônibus quase dentro de casa”, contou.
O motorista estava esperando a próxima viagem quando o acidente aconteceu e não tinha passageiros no coletivo. Segundo o motorista, o sistema de freio do ônibus é à ar, e por isso, precisou ligar o veículo para encher o compressor.
Do lado de fora do veículo, o motorista resolveu esperar até que esse processo terminasse. Instantes depois, o ônibus perdeu o freio, desceu a ladeira e atingiu a casa. A entrada do local ficou bloqueada. A mãe e filha só conseguiram sair de casa com o auxílio dos vizinhos.
“Do jeito que o ônibus ficou, não tem como ninguém entrar e ninguém sair. Aí os vizinhos me deram duas escadas, uma ‘pro’ meu lado, e uma ‘pro’ lado deles, onde eu e minha filha saímos de dentro do quintal e estamos na rua até agora e não podemos mais entrar”, relatou Fabiana Resende.
O ônibus foi retirado pela empresa na madrugada desta terça-feira (18). Uma engenheira civil foi acionada para avaliar os danos na estrutura da casa após o acidente.
Segundo análise da profissional, a possibilidade da frente do imóvel desabar foi descartada.
A empresa responsável pelo coletivo informou que lamenta o ocorrido e disse que imediatamente após o fato, entrou em contato com a proprietária da casa atingida e, desde então, está prestando toda a assistência necessária.
A empresa acrescentou que não houve feridos e que está apurando o caso para saber o que motivou o acidente.
A Defesa Civil de Vitória informou que no início da manhã desta terça (18), vai vistoriar o local.
A orientação é que ninguém permanecesse no imóvel e que a empresa não retirasse o ônibus sem realizar escoramento da estrutura.
O ônibus foi retirado às 0h30, segundo a Defesa Civil. Agentes do Grupamento de Apoio Operacional e de Trânsito da Guarda Civil Municipal de Vitória também foram ao local.
G1 ES