Mais de 2 mil passageiros perderam gratuidade do Transcol em 2022; saiba como evitar bloqueio e cancelamento.
O ingresso nos ônibus do Sistema Transcol que circulam pela Grande Vitória é feito atualmente apenas com o cartãoGV. Muitos usuários têm direito ao benefício da gratuidade ou ao desconto de 50% no valor da passagem, cujo valor inteiro atualmente é R$ 4,20.
Matérias Relacionados
Entretanto, é preciso seguir algumas regras para não perder o benefício e a principal delas é não usar o cartão de forma indevida, emprestando-o para outra pessoa.
De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus), 10.612 casos de uso indevido do cartão foram registrados em 2021. Este ano, até meados de abril, foram aplicadas 2.652 penalidades, uma média de mais de 600 casos por mês.
Os números se referem apenas aos passageiros que têm algum benefício, como os cartões escolar 50%, escolar gratuito, escolar gratuito com comprovação de renda, idoso e especial/passe livre.
As penas incluem desde a perda temporária do benefício, bloqueio e até cancelamento do cartão, dependendo de cada caso. Alguns passageiros são reincidentes.
“Estes cartões possuem regras específicas de utilização, previstas em leis e normas complementares elaboradas pela Ceturb-ES, tais como, uso pessoal e intransferível, e somente os titulares podem ser os beneficiários. Assim, se houver o descumprimento, ou seja, caso um terceiro usufrua do benefício, alguma das penalidades poderá ser aplicada”, informou o GVBus.
Quando o uso indevido do cartão é identificado, ao apresentar o cartão no validador do ônibus, o passageiro vê uma mensagem informando que o cartão está bloqueado.
Fiscalização
O GVBus explicou que a fiscalização do uso dos cartões é feita com o auxílio dos validadores instalados próximos às catracas dos ônibus e os equipamentos funcionam de forma integrada com a bilhetagem eletrônica e contam com câmeras de segurança, GPS e até biometria facial.
” Ao apresentar o cartão no validador, o Sistema Biométrico compara as imagens do beneficiário com aquelas coletadas no ato do cadastramento do cartão. Assim, é possível identificar se há o uso indevido do benefício”, disse o GVBus.
Passageiros que tiveram cartão bloqueado ou cancelado podem recorrer
Os passageiros que tiverem o cartãoGV suspenso, bloqueado ou cancelado pelo uso indevido podem recorrer da penalidade. Para isso é necessário que o usuário ou seu representante legal compareça à Loja Central do GVBus, no bairro Santa Lúcia, em Vitória para regularizar a situação e poderá assinar um Termo de Ciência da Penalidade.
Saiba quais são os benefícios de gratuidade e como obter o desconto ou isenção na passagem
- Cartão escolar 50% gratuito
É destinado aos alunos do ensino público ou privado, que não possuem direito ao cartão escolar gratuito, e garante 50% de desconto no preço da tarifa do Transcol. Ele é personalizado e de uso pessoal, com foto, data de nascimento e filiação. Não pode ser emprestado ou transferido para outra pessoa, nem mesmo sendo familiar.
Os processos são feitos pela internet por meio do site do cadastro e recadastro de estudantes. Quem ainda não possui o cartão deve acessar o site, selecionar a categoria na qual se enquadre, preencher o formulário, que deverá ser assinado e carimbado pela instituição de ensino, e selecionar em qual posto do GVBus irá retirar o cartão.
Com o formulário assinado, o aluno deverá digitalizar toda a documentação obrigatória e acessar novamente o site e selecionar o botão ‘enviar arquivos digitalizados’, e, em seguida, inserir o número do protocolo para anexar a documentação obrigatória.
O aluno receberá a informação se o cadastro foi aprovado, se está pendente ou foi negado. Em todas as situações, o sistema vai informar quais orientações o aluno deverá seguir para concluir o seu processo de cadastramento. Após aprovação do cadastro, o cartão ficará pronto em até sete dias úteis da data da aprovação, e o aluno deverá se dirigir ao posto selecionado no preenchimento do formulário para retirada do cartão.
- Cartão Transcol Escolar Gratuito
O cartãoGV escola gratuito é usado pelos estudantes da rede pública de Ensino Médio e proporciona a redução de 100% no valor da tarifa.
Ele é personalizado e de uso pessoal, com foto, data de nascimento e filiação. Não pode ser emprestado ou transferido para outra pessoa, nem mesmo sendo familiar. O processo é o mesmo do estudante 50% gratuito.
O cartão é bloqueado ao fim do ano letivo, e o estudante deverá fazer o recadastramento no início do próximo período escolar para continuar usando o benefício.
- Cartão Idoso
É usado por quem tem mais de 65 anos. Com esse cartão, o idoso terá direito à gratuidade no Sistema Transcol e ainda poderá transpor a roleta e utilizar assentos disponíveis na parte traseira do veículo.
Para solicitar é preciso fazer um cadastramento prévio, que pode ser realizado na Central Faça Fácil, nos postos de atendimento dos Terminais Laranjeiras e Vila Velha, e na Loja de Cadastro Vitória no bairro Santa Lúcia. O cartão é entregue no mesmo dia, pronto para uso.
Os documentos necessários são: carteira de Identidade, CPF e comprovante de residência. O cartão Idoso tem a validade de um ano e os usuários devem renovar o cadastro sempre na sua data de aniversário.
- Cartão Transcol Especial
É destinado aos usuários que possuem alguma deficiência. Além da comprovação da deficiência, o passageiro deverá comprovar que sua situação econômica também se enquadra ao exigido pela lei.
Para solicitar o benefício, é preciso fazer um cadastramento prévio, que pode ser realizado na Central Faça Fácil, nos postos de atendimento dos Terminais Laranjeiras e Vila Velha, e na Loja de Cadastro Vitória no bairro Santa Lúcia. Entre os requisitos e orientações estão:
-
-
Comprovação da deficiência por meio de laudo médico emitido em até 30 dias (original) em formulário da rede pública (SUS), contendo carimbo e assinatura do médico em sua especialidade, onde conste a CID.
-
Comprovante de renda da família ou individual (caso resida sozinho); carteira profissional, contracheque ou extrato de pagamento do INSS (nos casos de aposentadoria ou auxílio-doença).
-
Caso trabalhe como autônomo (sem renda fixa) ou esteja desempregado, apresentar:
-
Declaração de renda devidamente assinada, informando o rendimento familiar médio mensal, contendo assinaturas de duas testemunhas, reconhecidas em cartório. Esses documentos devem ser originais e ter, no máximo, 30 dias de emissão.
-
O passageiro deverá comparecer ao órgão para a foto ser retirada no momento do atendimento (não é necessário levar foto). A previsão de entrega do cartão é de até 30 dias úteis após a solicitação.
-
O cartão tem validade de um ano e os usuários devem refazer o cadastro para não perder o benefício. A recomendação é que os beneficiários deem entrada na renovação com pelo menos 60 dias de antecedência para evitar a interrupção do benefício até que o processo seja concluído.
-
- G1 ES