O Espírito Santo registrou o menor número de homicídios para um mês de novembro, dentro da série histórica dos últimos 25 anos. Ao todo, foram registrados 75 assassinatos, ficando abaixo dos registros dos anos de 2016 e 2018, que eram os melhores, quando 79 mortes violentas foram contabilizadas. Em relação a novembro do ano passado, a redução foi de 23% (no período haviam sido registradas 98 mortes). Ao todo, em 2021, o Estado acumula redução de 3,8% na quantidade de óbitos, em comparação com o ano anterior.
As ações policiais implantadas dentro do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, como as Operações Sicário, da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES); Sentinela, da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES); e a Operação Integrada Estado Presente, coordenada pela Secretaria de da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), lideradas diretamente pelo governador Renato Casagrande, impactaram diretamente para redução dos registros no ano, que vem sendo o segundo melhor dos 25 anos de série histórica.
“A segurança pública é um desafio que estamos enfrentando com o aumento do efetivo, valorização profissional e investimentos em infraestrutura, como equipando novas viaturas com tecnologia. Dando assim totais condições para que nossas forças de segurança continuem fazendo um belo trabalho. O Programa Estado Presente vem trazendo importantes resultados na redução dos homicídios e neste ano esperamos ter um resultado melhor do que no ano passado. Desde a retomada do programa, no início de 2019, teremos os três melhores resultados no Espírito Santo desde quando os dados são registrados”, pontuou o governador Casagrande.
A Região Metropolitana da Grande Vitória registrou 37 mortes, terceiro melhor resultado do ano, e apresenta, no acumulado de janeiro a setembro, redução de 15,5% de assassinatos, com 480 mortes em 2021, contra 568 nos 11 meses do ano passado. Com exceção à Capital, que teve um caso a mais que ano passado, todos os municípios apresentaram queda significativa de homicídios, sendo 11% de redução em Vila Velha, 16% na Serra, 24% em Cariacica, 12% em Viana e 24% em Guarapari.
A região Serrana, que chegou a apresentar alta de 33% no número de casos no primeiro quadrimestre do ano, terminou o mês de setembro com queda de seis casos no acumulado, ou redução de 10%, revertendo o quadro ruim que se instaurou de janeiro a abril. As regiões Norte, Sul e Noroeste apresentaram alta de 7,3%, 9,2% e 28,7%, respectivamente, sendo que no mês de novembro deste ano todas as regiões do Estado apresentaram resultados melhores que no mesmo período do ano passado.
Matérias Relacionados