Take a fresh look at your lifestyle.

Economia do ES cresceu mais que a média nacional em 2021, aponta Findes.

Espírito Santo teve crescimento da economia superior à média do Brasil em 2021. De acordo com o Indicador de Atividade Econômica (IAE) da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), o estado fechou o ano com avanço de 8,1%, número maior do que os 4,6% de variação positiva registrada no país.

O levantamento aponta que o crescimento no estado foi puxado pelos bons desempenhos do setor de serviços, com índice positivo de 9,2%, e da indústria, com 6,2% de crescimento.

“A indústria capixaba teve um importante papel na geração de riquezas no Espírito Santo em 2021. Ela é o segundo maior setor da economia estadual e corresponde por 22% do PIB do Estado. O resultado positivo que tivemos no ano passado representa todo o esforço e dedicação do segmento para superar os desafios que chegaram com o coronavírus”, comentou a presidente da Findes, Cris Samorini.

A baixa registrada no ES foi na agricultura, que apresentou recuo de 0,8%.

Todas essas variações positivas no estado foram superiores às observadas a nível nacional. Para o Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) de 2021 registrou aumento de 4,6%, impulsionado pelos crescimentos de 4,5% na Indústria e 4,7% nos serviços.

ES supera índices pré-pandemia

Em 2020 foi registrado um recuo de 4,5% na economia capixaba, impactada pelo início da pandemia da Covid-19. Diversas atividades, no entanto, conseguiram reverter o quadro em 2021 e, no final do ano, ficaram acima do nível registrado no término de 2019, com isso, de acordo com a Findes, o Espírito Santo ficou 5,4% acima do nível pré-pandemia, enquanto o país registrou crescimento de 0,5%.

Entre as atividades que se destacaram no período estão a indústria de transformação (16,3%), a construção (12,6%) e o comércio (18,6%), que superaram o nível do quarto trimestre de 2019.

G1 ES