Criminosos anunciam produtos com desconto em nome da Americanas para aplicar golpes; saiba como identificar ofertas falsas
Após o pedido de recuperação judicial feito pela Americanas no dia 19 de janeiro, criminosos estão anunciando promoções falsas nas redes sociais em nome da varejista a fim de aplicar golpes
Com ofertas falsas de produtos com valores abaixo do preço de mercado, os anúncios, na maioria das vezes, vêm com o logomarca e o nome da loja com a justificativa de liquidação de estoque devido à crise que a Americanas enfrenta.
Criminosos anunciam produtos com abaixo do valor do mercado em nome da Americanas para aplicar golpes. — Foto: Reprodução/TV Gazeta
De acordo com o advogado e presidente do Sindicato do Espírito Santo (SindAadvogados-ES) Luiz Tévio Valim, o êxito na aplicação dos golpes criminosos tem vários fatores.
“A vítima é desinformada. Então, os bandidos criam uma alegoria que, no caso específico, é da Americanas, que vive um momento de recuperação. Então, as pessoas que tá falindo e, por estar falindo, eles vão liquidar o estoque, mas isso não é verdade”, disse.
Além disso, o advogado disse que a falta de desfiança deixam as vítimas mais propensar a cair no golpe.
“Não checam a informação nos sites oficiais, não procuram, não ligam, não procura informação com quem já fez o negócio e confiam demais naquilo [anúncio] que está ali”, disse.
Orientações
De acordo com delegado da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC) Brenno Andrade, a orientação para identificar ofertas falsas é para desconfiar de links relacionados a grandes redes varejistas que, geralmente, direcionam para páginas iguais a da loja oficial.
“Se você quer comprar algum produto procure seu navegador na internet, o nome da loja, digite e vá para a loja oficial. Você clicando em links você não tem a certeza se a loja é oficial ou não por mais que possa parecer”, explicou.
Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC) Brenno Andrade, a orientação é para desconfiar de links relacionados a grandes redes varejistas. — Foto: Reprodução/TV Gazeta
Outra orientação do delegado é desconfiar caso a única forma de pagamento da loja seja por meio de transferência via pix ou por meio de boleto bancário.
“Prefira pagar com cartão de crédito ao invés de boleto ou pix. Se você for vítima pagando pelo cartão de crédito, você consegue estornar esse valor da sua operadora de cartão, diferentemente do pix ou boleto que você não vai conseguir ter esse valor de volta”, explicou o delegado.
O delegado explicou ainda que é fundamental fazer o boletim de ocorrência após perceber que caiu em um golpe.
“A polícia tem meios de identificar, sim, esses criminosos”, explicou.
Procurada sobre os anúncios falsos usando o nome da varejista, a Americanas disse que a recomendação aos clientes é que confiram sempre os produtos e seus preços no site, aplicativo e redes sociais oficiais da marca.
Criminosos fazem anúncios falsos em nome da Americanas para aplicar golpes. — Foto: Reprodução/TV Gazeta
Vítima
Vanilda Monteiro, 51 anos, caiu em um golpe. — Foto: Reprodução/TV Gazeta
Uma das pessoas que caiu neste golpe foi a salgadeira Vanilda Monteiro, de 51 anos. Segundo a mulher, o filho dela chegou em casa e disse sobre a promoção de um jogo de panelas de dez peças a R$ 59.
“Eu falei ‘então compra’. Ele falou ‘vou conferir pra ver se é verdadeiro’ e eu disse para ele olhar os comentários. Aí ele falou ‘tá tudo certo’, e compramos”, disse.
Segundo Vanilda, após cair no golpe outros anúncios apareceram para a salgadeira de ofertas imperdíveis.
“No instagram apareceu de novo, desta vez uma air fryer a R$99,90. Eu peguei, vi e denunciei. Pensei ‘vou denunciar para outras pessoas não caírem no mesmo golpe”, disse.
A salgadeira disse ainda que as pessoas devem ficar atentas e respirar antes de efetivar uma compra na internet.
“A gente acha que nunca vai cair num golpe, e a gente cai na correria do dia a dia. Então, acho que a gente deveria prestar mais atenção, ver um pouquinho, respeirar. É aquela história, né? Parece, mas não é”, disse.
G1 ES