Conselho de Segurança da ONU aprova cessar-fogo na guerra entre Israel e Hamas
O texto foi proposto pelos Estados Unidos. O placar da votação foi de 14 votos a favor, zero contra e 1 abstenção, da Rússia.
Bombardeio de Israel na Faixa de Gaza em represália ao Hamas. — Foto: AFP
O Conselho de Segurança da ONU aprovou nesta segunda-feira um cessar-fogo na guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas, na Faixa de Gaza.
O texto foi proposto pelos Estados Unidos. O placar da votação foi de 14 votos a favor, zero contra e 1 abstenção, da Rússia.
Em uma primeira fase, o plano prevê cessar-fogo com duração de seis semanas, com recuo das forças de Israel das áreas densamente povoadas da Faixa de Gaza, e libertação de reféns sequestrados durante o ataque do Hamas e de prisioneiros palestinos detidos por Israel.
O objetivo final é alcançar uma conclusão permanente do conflito. O Hamas ainda não reagiu oficialmente à proposta.
Embora o presidente americano Joe Biden tenha afirmado que o plano surgiu de Israel, o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu disse que pretende continuar a guerra até acabar com o Hamas.
Em março, o Conselho de Segurança da ONU já havia aprovado uma resolução de cessar-fogo imediato na guerra, que não foi seguida por Israel e nem pelo Hamas.