Take a fresh look at your lifestyle.

Como proteger a casa de furtos e arrombamentos durante as férias?

Verão e férias é a combinação perfeita para viajar por um final de semana, ou mesmo uma temporada. No entanto, segundo a polícia, o pouco movimento em cidades longe dos balneários aumenta o registro de furtos e arrombamentos nas casas.

 

É o que aconteceu com a microempreendedora Viviane Morgado, moradora de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo. A casa dela foi invadida por criminosos há alguns anos.

Viviane disse que acredita que os criminosos estavam vigiando a casa e aproveitaram que os moradores viajaram para arrombar aresidência.

Segundo ela, por coincidência, uma faxineira estava no local quando a casa foi invadida e flagrou a ação.

Microeempreendedora Viviane Morgado, moradora de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do ES, teve a casa invadida. — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Na ocasião, segundo Viviane, o criminoso não conseguiu levar pertences da família. No entanto, devido ao medo, a microempreendedora colocou grandes na casa para aumentar a segurança.

“Eu fiquei muito assustada, aí comecei a colocar grade em tudo. Aqui na varanda, lá embaixo no portão, e passei a deixar o meu portão 24h trancado”, disse.

 

Orientação

 

À reportagem, o capitão da Polícia Militar (PM) José Luiz Daniel explicou que é fundamental fazer uma checagem antes de sair para deixar o imóvel mais seguro.

“É importante ver se não deixou nada aberto, janelas, portas, além de coisas que podem estar visíveis na rua, alguma coisa dentro da garagem que possa chamar atenção de alguém”, explicou.

Outra estratégia para evitar furtos à residência, segundo o capitão, é pedir a ajuda de uma próxima, que possa verificar a casa com certa constância.

“A gente sempre fala de sempre contar com ajuda de pessoas que fiquem na cidade, como vizinhos, alguém de confiança, um parente, que possa adentrar nessa casa com uma certa frequência, mostrando que nada aconteceu e também mostrando que aquela casa não está completamente vazia, tem algum tipo de vigilância”, reforçou o capitão.

Ainda segundo o capitão, é fundamental que as pessoas que vejam algum movimento suspeito no bairro, entrem em contato com o 190 e acione a polícia.

“Se ver alguém tentando furtar o portão ou pular o muro, entre em contato via 190, porque a polícia pode intervir imediatamente e evitar que esse crime seja consumado, evitar que a pessoa perca seu patrimônio”, disse.

AGENCIA BRASIL