Quem passar pelos Terminais do Transcol de Campo Grande e de Itacibá, em Cariacica, vão poder fazer testes rápidos de HIV/Aids, receber preservativos e orientações para o cuidado com a saúde e encaminhamento para as unidades de referência, caso o resultado seja positivo. A ação de promoção da saúde teve início, na tarde desta terça-feira (18), e vai ocorrer das 14h às 17h.
O projeto é uma parceira entre a Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) e a Associação Gold, e conta com o apoio da Secretaria da Saúde (Sesa). Nesta semana, a equipe vai estar no Terminal de Campo Grande. Na próxima semana, a ação acontece no Terminal de Itacibá. Nos próximos quatro meses, o trabalho vai ser intercalado.
Para fazer o teste, basta informar o número do CPF e preencher as informações de contato. Quem não quiser esperar, pode pegar o resultado no dia seguinte.
Matérias Relacionados
O secretário de Estado de Direitos Humanos em exercício, Geovanni Lima, reconheceu a importância desse projeto. “Importante trazer esse serviço de saúde para perto daquelas pessoas que, muitas vezes, não podem ir a uma unidade de saúde ou aos CTA/SAEs fazer a testagem. A testagem é uma forma de fazer com que as pessoas se cuidem mais. O investimento na ação foi de R$ 30 mil”, afirmou.
Já o coordenador do projeto e presidente da Gold, Diego Peruch, apontou que um dos atrativos da ação é a rapidez no resultado. “Enquanto o passageiro espera o ônibus, faz o teste e recebe o resultado. Caso seja positivo, fazemos a orientação e damos encaminhamento para o tratamento”, reforçou.
G1 ES