Avenida Leitão da Silva, em Vitória ganha mais de 120 novas conexões temporais do Sistema Transcol: confira as linhas liberadas
Usuários do Sistema Transcol, que passam pela Avenida Leitão da Silva, em Vitória, passaram a contar neste domingo (21) com 120 novas opções de conexão temporal.
Com a mudança anunciada pela Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES), eles poderão acessar outras avenidas da capital capixaba, entre elas, as avenidas Vitória, Maruípe e Nossa Senhora da Penha e ainda os terminais Vila Velha, Ibes, São Torquato e Itaparica, em Vila Velha; Jardim América, em Cariacica e Carapina, Jacaraípe e Laranjeiras, na Serra sem o pagamento de uma segunda passagem.
Como vai funcionar
Assim que embarcar nas linhas 531, 536, 051, 052, 151, 172 e 241, que passam pela avenida Leitão da Silva, o usuário terá 45 minutos para fazer a conexão em uma das linhas liberadas [confira lista completa de linhas liberadas logo abaixo].
Para os passageiros que quiserem chegar à Leitão da Silva, o tempo para o segundo giro de catraca é de 1h30.
“Por exemplo, o usuário que sai de São Diogo, na Serra, e vai até o Terminal Carapina faz o primeiro giro de catraca no bairro. No terminal, ele embarca em uma linha (sem passar o cartão) e vai até a avenida Vitória, onde desembarca e pode embarcar na linha 531, que passa pela Leitão da Silva, fazendo o segundo giro de catraca, dentro de 90 minutos desde o primeiro embarque”, explicou o GVBus.
Confira as linhas liberadas para conexão na Leitão da Silva
Linhas do Sistema Transcol liberadas para conexão temporal na Leitão da Silva
Linhas do Sistema Transcol liberadas para conexão temporal na Leitão da Silva
Linhas do Sistema Transcol liberadas para conexão temporal na Leitão da Silva
Outras conexões liberadas a partir deste domingo
- Bairro Santa Terezinha
Moradores do bairro Santa Terezinha, região conhecida como Fazendinha, em Vitória, também terão mais uma opção de conexão para a região da orla da cidade. Quem embarcar na linha 121, no bairro, terá uma hora para realizar um segundo embarque na linha 211, que vai para o Centro da Capital, pela avenida Beira-Mar. Para isso, é necessário fazer o segundo embarque em qualquer ponto do trajeto em que as linhas se sobrepõem, desde o bairro até a altura da Avenida Adalberto Simão Nader. Atualmente, este trajeto pode ser feito apenas com a linha 103.
- Marcílio de Noronha e Novo Brasil
Moradores que fazem o trajeto entre Marcílio de Noronha, em Viana e Novo Brasil, em Cariacica e utilizam as linhas 913, 982 e 986 poderão fazer a integração temporal com as linhas 724, 753 e 792, em ambos os sentidos e com tempo de integração de 45 minutos.
Antes da mudança, quem estivesse em um dos bairros e quisesse ir para o outro, tinha de ir até o Terminal Campo Grande para fazer a conexão. Agora, é só atravessar a ponte que separa os dois bairros e embarcar em uma das linhas liberadas.
Sistema integrado
Desde 2021, o sistema de ônibus de Vitória foi unificado ao transporte coletivo metropolitano, o Sistema Transcol. Com isso, o usuário de uma linha alimentadora (que circula em bairros) paga apenas uma passagem ao acessar, com o Cartão GV, as linhas troncais (que circulam nas principais avenidas/rodovias e interligam os terminais). Os passageiros podem mudar de veículo em pontos específicos do trajeto [clique aqui para conferir os pontos de integração] dentro do limite de tempo permitido e embarcar em um outro veículo sem que uma nova tarifa seja cobrada.
O limite de tempo varia entre 30 e 90 minutos:
-
Usuários que embarcaram em linhas alimentadoras dentro de Vitória têm 30 minutos para embarcar em uma linha troncal
-
Usuários que embarcaram em linhas troncais têm 1h para embarcar em uma linha alimentadora dentro de Vitória
-
Usuários que embarcaram em uma linha alimentadora de outro município têm 1h30 para embarcar em uma linha alimentadora de Vitória
G1 ES