Take a fresh look at your lifestyle.

Aeroporto de Vitória fica perto de manguezal e pode receber ‘intrusos’

alteração na rota do voo de um avião no Aeroporto de Vitória devido a presença de um caranguejo na pista de pouso chamou a atenção nesta segunda-feira (20), mas de acordo com Marcelo Tavares, biólogo e professor do Departamento de Ciências Biológicas da Ufes, não é incomum porque o aeroporto fica localizado em uma área de manguezal.

 

“Ali na região do aeroporto tem o mangue, né? Na verdade, o mangue está entre o aeroporto e a praia e uma parte dos copos de água ali entra dentro da área do aeroporto. Então ali é pra ter caranguejo também”, disse o biólogo.

Caranguejo que fez avião arremeter em Vitória — Foto: g1

Caranguejo que fez avião arremeter em Vitória — Foto: g1

De acordo com a Prefeitura de Vitória, o município possui uma área territorial de aproximadamente 96,54 km². Deste total, aproximadamente 12 km² são compostos por áreas de manguezal, tornando a capital capixaba a cidade com o maior manguezal urbano da América Latina.

Para garantir a conservação do caranguejo-uçá, espécie que vivem nos mangues, considerados os berçários naturais da vida marinha, a legislação estabelece períodos em que seja respeitado o defeso no período em que esses animais se reproduzem.

Nessas datas, o caranguejos ficam mais suscetíveis à captura, já que deixam suas tocas para encontrar parceiros reprodutivos.

Por isso, durante os períodos de defeso, ficam proibidos a captura, manutenção em cativeiro, transporte, beneficiamento, industrialização, armazenamento e comercialização do caranguejo-uçá.

O defeso, também chamado de andada, acontece anualmente no verão, em datas entre dezembro e março.

Em Vitória, o último período de andada do caranguejo-uçá foi entre 8 e 13 de março e o próximo começa nesta segunda-feira (22) e vai até o dia 27 de março.

Por causa da proximidade das datas, o aparecimento do caranguejo no aeroporto pode ou não estar relacionado à andada, segundo o professor.

“Esses animais chegam em um determinado período em que todos se deslocam em conjunto, principalmente as fêmeas, para o lugar onde elas liberam os ovos depois de já terem sido fecundado porque os ovos tem que se desenvolver na água pra sair as larvinhas e depois em pequenos caranguejinhos até atingir a fase adulta”, informou o biólogo.

O professor disse ainda que os animais também podem andar sozinhos quando se deslocam para achar novas lugares para fazer toca, por exemplo.

“Se for um caranguejo só não creio que seja andada, apesar de estar próximo do período”, disse o professor.

Capivaras atropeladas

 

Em 2014, uma capivara morreu atropelada por um avião no antigo Aeroporto de Vitória.

Na época, uma equipe de biólogos, contratada pela Infraero para cuidar das questões ambientais, recolheu o animal e prometeu estudar a situação do local para saber as causas que levou a capivara a sair do seu habitat natural, localizado nas imediações do aeroporto.

Já em 2021, outra capivara morreu atropelada por um carro na Avenida Dante Michelini, que dá acesso ao Aeroporto de Vitória.

Na ocasião, agentes da Guarda Municipal disseram que o animal havia saído da área do aeroporto.

O problema das capivaras no Aeroporto de Vitória foi assunto de uma reportagem no Jornal Nacional em 2015.

Caranguejo na pista faz avião arremeter

Um avião precisou arremeter no Aeroporto de Vitória, na noite de segunda-feira (20), devido a um caranguejo que estava na pista. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra a asa da aeronave com a voz do comandante ao fundo, que comunica os passageiros sobre o ocorrido. Veja acima.

“Boa noite, senhoras e senhores passageiros, é o comandante falando. Infelizmente, não foi possível o nosso pouso em Vitória. Acredite se quiser, a aeronave que pousou um pouco a nossa frente reportou uma quantidade absurda de caranguejos na pista [risos], acredite se quiser”, disse.

O comandante diz ainda que a torre de controle obrigou a aeronave a arremeter para que uma equipe do aeroporto fizesse uma vistoria no local e o recolhimento dos animais.

“Então daqui a 10 a 15 minutos receberemos autorização para prosseguir no pouso em Vitória. Peço desculpas pelo contratempo, mas motivo alheio à vontade todos da tripulação, espero contar com a sua compreensão”, afirmou o comandante.

A Zurich Airport Brasil, que administra o Aeroporto de Vitória, disse que na verdade apenas um caranguejo estava na pista. Por causa disso, a equipe de fauna do terminal foi acionada.

A empresa reforçou que este é um procedimento padrão e que, logo após a retirada do animal, as operações continuaram normalmente.

O avião que precisou arremeter pousou em segurança cerca de 10 minutos depois da fala do comandante, segundo a concessionária.

G1 MG