A Rede Gazeta, maior grupo de comunicação do Espírito Santo, e que atua em 16 negócios de mídia no território capixaba, inaugurou um espaço para desenvolver negócios de inovação aberta e promover maior conexão entre empresas, startups, academia e outros parceiros do ecossistema de inovação no ES: o Fonte Hub.
Matérias Relacionados
O hub vai oferecer uma estrutura voltada à produção audiovisual e experimentação de conteúdos em novos formatos, linguagens e tecnologias.
A nova estrutura vai funcionar dentro da sede da empresa, em Vitória, oferecendo aos parceiros a possibilidade de uso de dois estúdios para audiovisual, espaço para transmissões on-line de podcasts e entrevistas, produção de áudio, salas de brainstorming e coworking.
A expectativa do grupo é que, em cinco anos, novos produtos, serviços e negócios de inovação resultem em um faturamento de R$ 10 milhões.
“Um hub é um local de conexão, um eixo. A ideia é expandirmos o conceito de comunicação no qual estamos inseridos como empresa de mídia para uma outra camada de agregação de parceiros, de públicos, além de novos negócios, formatos e inovação”, defendeu o presidente do grupo, Café Lindenberg.
O diretor de Inovação e Novos Negócios, Dudu Lindenberg, acrescentou que as iniciativas da Rede Gazeta dentro do ecossistema de inovação – estreitando laços com startups, aceleradoras, outras empresas e o universo acadêmico – permitirão a renovação sustentável do negócio principal do grupo e a criação constante de novos negócios, de forma ágil e conectada a novos públicos.
“Historicamente, nossa empresa sempre esteve na vanguarda dos movimentos de mídia. Enxergamos com certa antecedência a hora certa de aposentar o jornal impresso, mesmo que isso significasse (em 2019) pôr fim ao produto que deu origem a todo o grupo. Mas estamos hoje em um capítulo da história em que não basta se antecipar onde o terreno já é conhecido; precisamos inovar, assumir riscos e buscar novas áreas de atuação junto com quem conhece novos mercados e outras frentes de atuação que dialoguem com a nossa experiência”, afirmou Dudu.
Já no nascimento, o Fonte Hub garantiu uma parceria de peso. O hub Base 27, que completa neste mês de junho dois anos de atuação no mercado capixaba e já reúne um grupo de mais de 40 mantenedoras, se associou à Rede Gazeta e vai desenvolver, dentro do novo espaço, o programa de inovação aberta Area 9. Esse programa visa impulsionar o empreendedorismo, a criatividade e a tecnologia no estado, aproximando startups e investidores.
“O Area 9 foi pensado com o principal objetivo de fomentar o empreendedorismo inovador e contribuir para um ecossistema cada vez mais conectado e forte. Desde o início pensamos num programa que pudesse ser colaborativo e que trabalhasse em parceria com os diversos modelos que já existem e que funcionam tão bem. Queremos reunir as boas iniciativas que apoiam startups e profissionais de tecnologia e economia criativa”, destacou a diretora de Inovação do Base27 e responsável pelo programa, Michele Janovik.
Outra parceria já firmada pela Rede Gazeta, no escopo do Fonte Hub, é o programa “Radar de Talentos”, do Centro Universitário Espírito-Santense (Faesa). Cinco estudantes universitários, dos cursos de jornalismo e publicidade e propaganda, vão participar do programa de qualificação com foco em inovação e produção audiovisual, além experimentação de tecnologias.
Os alunos desenvolverão atividades dentro do Fonte a partir desta quarta-feira (22), com mentoria de profissionais e módulos práticos para produção audiovisual. No fim do projeto, um dos participantes vai se tornar estagiário da Rede Gazeta.
G1 ES