As chuvas que atingem o Espírito Santo provocaram alagamentos, interditaram estradas e também deixaram várias pessoas desalojadas e desabrigadas.
Matérias Relacionados
De acordo com o boletim da Defesa Civil divulgado no final da tarde deste domingo (10), quase 300 pessoas precisaram sair de suas casas, sendo 287 desalojados e quatro desabrigados nas cidades de Muqui, Afonso Cláudio, Alegre, Bom Jesus do Norte, Ibatiba e Castelo.
Em Castelo, imagens feitas por moradores mostram um grande volume de água nas ruas do município. O rio que corta a cidade transbordou e inundou várias ruas e casas.
Em Afonso Cláudio, um deslizamento atingiu uma residência no bairro Boa Fé e foi necessário retirada das moradoras.
Já em Ibatiba, uma enxurrada atingiu a zona rural de Barra Grande.
A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é que a chuva continue. O Instituto emitiu, neste domingo, dois alertas – um laranja de perigo de chuvas intensas e um vermelho de grande perigo para acumulados de chuva – para todos os municípios do Espírito Santo.
Os dois avisos são válidos até 11h desta segunda-feira (10).
Em uma rede social, o governador Renato Casagrande (PSB) disse que o Espírito Santo está em alerta por causa do acumulado de chuvas.
“Estamos em alerta pelo acumulado de chuvas previstas para o ES. Através do Centro de Inteligência da Defesa Civil estadual, estamos acompanhando os impactos causados nas últimas horas nas cidades capixabas”, disse o governador.
Estradas
A ES-165 está interditada totalmente no trecho entre Castelo e Morro Vênus por conta da cheia do Rio Castelo. O desvio está sendo realizado de Castelo para Muniz Freire pela BR-262 e pela BR-482.
Viagens de trem suspensas
A circulação do trem de passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas será temporariamente suspensa nos dois sentidos a partir desta segunda. O objetivo é garantir a segurança dos passageiros e equipe de operação, em razão das fortes chuvas que atingem a região.
Os passageiros têm a opção de remarcar ou cancelar as passagens sem multa em até 30 dias. Mais informações sobre a suspensão podem ser obtidas pelo telefone 08002857000.
G1 ES