Em coletiva de imprensa virtual nesta sexta-feira (25), o Governo do Espírito Santo anunciou a retomada gradual das atividades presenciais nas escolas, suspensas desde o dia 19 de março. estão aptas a voltar com atividades presenciais as cidades que estão em Risco Baixo para a Covid-19 conforme Mapa apresentado hoje. No novo Mapa, 75 cidades estão aptas a retomar as aulas. Apenas Piúma, São José do Calçado e Montanha estão em Risco Moderado O governador Renato Casagrande explicou como será realizado o retorno seguindo protocolos acompanhado dos secretários de Saúde, Nésio Fernandes, e de Educação, Vitor De Angelo.
“No dia 5 de outubro estaremos retirando as restrições para a educação fundamental 1 e 2. Aqueles que quiserem retornar a atividade presencial, podem retornar. Teremos a publicação de um protocolo na terça-feira (29) para o ensino infantil. O atendimento nas escolas será em pequenos grupos ou individual. Para o ensino privado, estamos retirando também as restrições para fundamental 1 e 2 e ensino médio.
O protocolo apontará semanas alternadas para aulas, controle de temperatura, álcool em gel, higiene. Se não quiserem retornar, poderão continuar com atividades remotas. O aluno que entender que não há como retornar, ou se a família, no caso de menores, a criança terá atividade remota. O horário de saída dos alunos será alternado para evitara aglomerações.
Escolas estaduais
A partir de 13 de outubro estaremos retornando com o ensino médio, com as mesmas regras que serão adotadas nos municípios, como turmas alternadas, se o aluno não tiver segurança, ou estiver em grupo de risco, a escola vai continuar ofertando atividades remotas.
Fundamental 1 e 2 estadual estaremos analisando nos últimos dias. Não vamos voltar ao mesmo tempo das particulares pois temos um número muito maior de alunos, chegando a 230 mil alunos. Por isso estamos dando passos mais cautelosos.
Matérias Relacionados
Alunos decidem se retornam
Apesar do anúncio da retomada das atividades presenciais alternadas nas escolas do Espírito Santo, os alunos poderão decidir se querem retornar para as unidades físicas ou permanecer apenas com as atividades remotas
“Em relação ao anúncio geral, estará suspensa a proibição de aulas presenciais a partir de 5 de outubro. As escolas privadas poderão retomar as atividades nos ensinos fundamental 1, 2 e médio. Em 13 de outubro retornam as escolas do Estado e dos municípios. Já a educação infantil, a retomada é possível no dia 5, mas em outros moldes. Estará autorizada a volta apenas para atendimento de pequenos grupos, conforme vamos detalhar na próxima terça, em portaria. A rede estadual será no dia 13, começando pelo ensino médio, depois o fundamental 2 e, seguindo, para o fundamental 1, levando em conta 15 dias entre cada etapa”, explicou de Angelo.
Saúde