Take a fresh look at your lifestyle.

ES aponta aumento de 141% na taxa de infecção por coronavírus

Os municípios de Serra e Vila Velha foram os que tiveram o maior crescimento de casos positivos em relação à primeira fase do inquérito sorológico.

A segunda parte do inquérito sorológico do governo do Espírito Santo – campanha de testagem da população para detecção de anticorpos do novo coronavírus – detectou um aumento de 141% na taxa de infecção da população em relação à primeira fase do inquérito sorológico. Os resultados foram divulgados na tarde desta segunda-feira (1).

Inquérito sorológico quer saber quantas pessoas tiveram contato com o coronavírus no ES — Foto: Divulgação/ Secom

Nesta segunda etapa, foram realizadas 7.042 testagens entre população sorteada, pessoas que têm contato com o sorteado positivo e de pesquisadores.

O estudo aponta uma prevalência de 5,14% da população infectada, o que representa uma estimativa populacional de 206.559 mil pessoas no Estado.

Enquanto na primeira etapa, a prevalência foi de 2,1% da população infectada e uma estimativa 84.391 pessoas no Estado.

Municípios

Os municípios de Serra e Vila Velha foram os que tiveram o maior crescimento de casos positivos em relação à primeira fase.

O número de infectados detectados nas duas cidades foi cerca de três vezes maior do que na etapa anterior da testagem.

Serra tinha antes 23 infectados e, dessa vez, foram detectados 69 moradores com o vírus.

Já em Vila Velha, eram 17 infectados inicialmente, e o número saltou para 57.

Cariacica teve um aumento de mais do que o dobro de casos positivos: eram 19 na primeira testagem e agora são 50.

Já Vitória, de acordo com o secretário de Saúde Nésio Fernandes, apresenta um crescimento desacelerado, já que registrou um aumento de menos da metade dos casos: eram 33 no primeiro inquérito e agora são 48.

Aumento

Mesmo sem estar presentes na primeira etapa do inquérito sorológico, o número de testes positivos nos municípios de Viana (8), Marataízes (5) e Santa Maria de Jetibá (4) preocupa a Secretaria de Saúde.

Esses foram os municípios que tiveram a maior quantidade de testes positivos entre os que não participaram da primeira etapa.

Também estão nessa lista: Sooretama (3), Baixo Guandu (1), Conceição da Barra (1), Ecoporanga (0) e Iúna (0).

Pretos e pardos

Também foi possível concluir, segundo a Sesa, que a maior parte dos infectados pelo coronavírus se autodeclara parda.

Essa população está presente em um percentual maior entre a quantidade de infectados do que entre os testados, o que significa que a incidência entre eles é maior.

O mesmo acontece entre os que se autodeclaram pretos, que são 13% entre os testados. Entre a parcela dos que tiveram resultados positivos para o vírus, eles saltam para 18,8%.

“Da população testada, 40% era branca, e essa população teve só 28% de positividade. Já as populações parda e negra representaram juntas praticamente 70% dos casos positivos”, explicou Nésio.

Assintomáticos

Também houve um aumento no número de casos assintomáticos. Eles eram 19,6% na primeira etapa e passaram a ser 30,5% na segunda etapa.

De acordo com a pesquisa, quase 40% das pessoas que foram diagnosticadas com Covid-19 procuraram a unidade de saúde.

“Os quadro clínicos que a Covid desenvolve em 80% a 90% das pessoas são muito leves. Por consequência, o paciente releva esse sintoma e não procura o serviço de saúde para fazer a notificação, ser isolado e avaliado por 14 dias”, concluiu Nésio.

Cronograma do Inquérito Sorológico:

– Etapa 3

Data: 08, 09 e 10 de junho

Municípios: Afonso Cláudio, Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Linhares, Nova Venécia, São Mateus, Serra, Vila Velha, Vitória, Aracruz, Barra de São Francisco, Castelo, Guaçuí, Guarapari, Pedro Canário, São Gabriel da Palha e Venda Nova do Imigrante.

– Etapa 4:

Data: 22, 23 e 24 de junho

Municípios: Afonso Cláudio, Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Linhares, Nova Venécia, São Mateus, Serra, Vila Velha, Vitória, Baixo Guandu, Conceição da Barra, Ecoporanga, Iúna, Marataízes, Santa Maria de Jetibá, Sooretama e Viana.