Se as eleições fossem hoje o ex-prefeito de Serra, Audifax Barcelos (Progressistas) seria eleito. Não em primeiro turno, mas com todos os pré-candidatos já postos o progressista, aparece em vantagem, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Perfil (ES-04102/2024) realizados nos dias 6, 7 e 8 de maio com 800 eleitores do município. O estudo foi o quinto contratado por ES Hoje que iniciou rodada de levantamentos em abril por Cariacica. A margem de erro é de 3,5% para mais ou menos e o grau de confiabilidade é de 95%.
De forma espontânea – quando não se apresentam as opções aos entrevistados – os eleitores destacaram favoritismo por Audifax, que foi lembrado por 17,38%, seguido por Pablo Muribeca (Republicanos) mencionado por 12,75% e o atual prefeito Sergio Vidigal (PDT) 12,5%.
Espontaneamente também foram lembrados os nomes de Weverson Meireles – pré-candidato lançado pelo prefeito Vidigal pelo PDT – com 2,5%, bem como os do petista Roberto Carlos (0,75%), do vereador e pré-candidato do PL, Igor Elson (0,38%), Mauro Luiz (PMB) e Wilson Zon (novo) com 0,13%.
50% dos que participaram do estudo responderam que não sabem ainda em quem votariam se a eleição para prefeito da Serra fosse hoje e 3,5% disseram que votariam branco ou nulo.
Em 16 de março, durante prestação de contas do PDT no município de Serra, o prefeito Vidigal e a primeira-dama, Sueli Vidigal, anunciaram que o ‘Doutor Sérgio’ vai concluir o mandato e se dedicar à família em função de um câncer que acometeu a esposa. Na oportunidade anunciaram que o candidato do grupo será Weverson Meireles. Diante disso, o Instituto Perfil estimulou cenários excluindo o nome do atual prefeito – que poderia concorrer à reeleição.
Em um deles deles, Audifax Barcelos lidera aumentando o percentual de intenções de votos comparado ao espontâneo, passando de 17,38% para 39,25%. O deputado Muribeca segue na segunda posição sendo escolhido por 26,25%.
Matérias Relacionados
O candidato do PT sobe para 5,88%, enquanto do PDT chega a 3% e do Novo a 2,13%. Menos do que isso estão Igor Elson (PL) e Mauro Luiz (PMB). Não souberam ou não responderam 14,63% e disseram que votariam branco ou nulo 6,25%.
Audifax também lidera rejeição
Ao serem perguntados em quem jamais votariam para prefeito da Serra se as eleições fossem hoje, 16,5% rejeitaram o nome do ex-prefeito Audifax Barcelos (Progressistas). O percentual é tecnicamente empatado com o nome do PT, Roberto Carlos (15,25%).
A terceira maior rejeição é de Pablo Muribeca, que jamais seria votado por 9,25% dos eleitores que responderam ao Instituto Perfil. Ele é seguido por Igor Elson (5,13%), Mauro Luiz (3,63%), Weverson (2,75%) e Wilson Zon (2,5%). 3% dos eleitores disseram que votariam branco ou nulo e o percentual de indecisos chega a 16,63%. Já 25,38% não rejeitam qualquer um dos nomes.