O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) encontrou vários problemas no calçadão da Praia da Areia Preta, em Guarapari, na Grande Vitória, na última vistoria realizada na sexta-feira (3). Dentre eles estão: falta de isolamento, inacessibilidade, inexistência de escadas e guarda-corpos na extensão da obra, além de trincas e fissuras em vários pontos de extensão do muro.
Por causa disso, o órgão disse que vai expedir um oficio para a Prefeitura da cidade alertando para o risco iminente de quedas e acidentes para quem frequenta o local. O Crea informou que o município também será alertado sobre a falta de acessibilidade.
Em março de 2022, parte do calçadão começou a rachar e cedeu devido ao avanço do mar. Na época, a área foi interditada e uma equipe do Crea realizou uma vistoria para avaliar os riscos de colapso da estrutura. Agora, o novo muro construído há menos de um ano, preocupa os moradores e pedestres da Praia da Areia Preta.
O presidente do Crea, Jorge Silva, disse que recebeu denúncias de moradores sobre o perigo do local. Ele apontou a necessidade de correção e adequação da estrutura do muro para tentar evitar o avanço da erosão no calçadão.
Crea-ES vai solicitar um ofício para a prefeitura de Guarapari pedindo providências para evitar queda de muro — Foto: Divulgação/Crea-ES
O Crea informou que vai solicitar a Prefeitura do Município e a empresa responsável pela execução da obra a apresentação dos projetos com os respectivos nomes dos responsáveis técnicos.
Outro alerta que será emitido ao poder público municipal pelo Crea é sobre a iluminação do local. Isso porque após o início da execução da obra em 2022, um poste foi retirado da região. Desde então, a iluminação tem sido fornecida e mantida por um condomínio de forma provisória.
Com rachaduras, calçadão da Praia da Areia Preta foi interditado em Guarapari em março de 2022. — Foto: Divulgação/Crea