O governador Renato Casagrande (PSB) visitou, na manhã desta quarta-feira (25), a cidade de Mimoso do Sul, na Região do Sul do Espírito Santo, para avaliar os estragos causados pelas fortes chuvas dos últimos dias. (veja o vídeo acima)
De acordo com a Defesa Civil do município, pelo menos duas 2 mil famílias tiveram algum tipo de prejuízo e foram prejudicadas pelos temporais dos últimos dias.
Casagrande conversou com moradores, visitou pontos que estão com ruas alagadas e anunciou algumas medidas emergenciais.
“Vamos entregar, já de forma emergencial, materiais de limpeza, colchões, itens de higiene pessoal e cestas básicas para atender as pessoas afetadas. Também estamos fazendo um plano emergencial para que a gente possa repassar recursos a Prefeitura para a execução de obras emergenciais, como a desobstrução de vias e até construção de alguma ponte que tenha sido prejudicada”, informou o governador.
Segundo o último boletim divulgado pela Defesa Civil estadual no início da manhã desta quarta-feira, Mimoso do Sul foi o município com o maior acumulado de chuva em um período de 24 horas, com 126,6mm. Os outros municípios com grande volume de chuva foram Rio Novo do Sul (108,8 mm), São José do Calçado (98,4 mm), Apiacá (84,2 mm) e Itaguaçu (82,5 mm).
Mais de 2 mil famílias afetadas
Na noite desta segunda-feira o prefeito Peter Costa (Republicanos) definiu a situação na cidade como “desesperadora”.
O coordenador da Defesa Civil de Mimoso do Sul, Leonardo Ferreira, informou que pelo menos duas mil famílias foram prejudicadas pela chuva na manhã desta quarta-feira.
“Nossa situação está muito difícil, a cidade está com vários pontos de alagamento, vários bairros ou distritos estão isolados. Mais de 2 mil famílias foram afetadas, com certeza. Tem muita gente que perdeu tudo. Está difícil ter um número exato de pessoas afetadas, porque estamos praticamente sem comunicação. O sinal de algumas operadoras de telefonia não estão funcionando e estamos com dificuldades de falar com as pessoas”, disse o coordenador da Defesa Civil de Mimoso do Sul.
Maiores acumulados de chuva nas últimas 24 horas (milímetros)
-
Mimoso do Sul – 126, 6 mm
-
Rio Novo do Sul – 108.8 mm
-
São José do Calçado – 98.4 mm
-
Apiacá – 84.2 mm
-
Itaguaçu – 82.55 mm
Ocorrências
Em Mimoso do Sul, o Rio Muqui do Sul e os córregos Santa Marta Belmonte e Serra extrapolaram a capacidade de retenção e a cota de inundação nesta terça-feira (24). Em uma hora de chuvas intensas, vários bairros do município foram afetados e várias famílias precisaram deixar suas casas.
Em Itaguaçu, também nesta terça, várias casas foram invadidas pela água.
Desalojados e desabrigados
Em Mimoso do Sul, no Sul, três pessoas estão desalojadas e oito desabrigadas. Na cidade de Linhares, na Região Norte, 27 pessoas estão desalojadas e oito desabrigadas.
Previsão de mais chuva
De acordo com a Defesa Civil, esta quarta-feira (25) será de muita variação de nuvens e chuva com prováveis trovoadas. A expectativa é de acumulado de chuva expressivo em vários trechos do estado.
G1 ES