Take a fresh look at your lifestyle.

Criminosos clonam redes sociais de supermercados para aplicar golpes no ES

Criminosos estão aplicando golpes em clientes e funcionários de supermercados no Espírito Santo a partir de perfis clonados dos estabelecimentos nas redes sociais. No golpe, criminosos criam perfis idênticos aos dos supermercados, com as mesmas publicações, e também mandam mensagens para as pessoas com ofertas promocionais.

No município de Linhares, no Norte do estado, ao menos dois estabelecimentos tiveram os perfis clonados. Segundo a gerente de um desses supermercados, Cláudia Fischer, foram os clientes do estabelecimento que a alertaram sobre o golpe. De acordo com ela, nenhum consumidor foi afetado.

“O perfil dava algumas condições de descontos, promoções, sorteios. Alguns clientes que nos seguem há muito tempo verificaram isso e nos alertaram”, disse a gerente.

A funcionária Isabela Arnholz não teve a mesma sorte. Tentada ao receber uma mensagem da própria rede a qual trabalha, clicou em um link falso e se tornou uma vítima.

“Não passou pela minha cabeça se era um perfil falso, se era novo. Eu, por curiosidade, acabei clicando no link que não deveria”, confessou Isabela.

Quando as pessoas clicam nos links falsos os golpistas conseguem roubar dados pessoais, possibilitando que as próprias redes sociais das vítimas sejam invadidas.

“Tem aproximadamente duas semanas que eles estão aplicando esse golpe. As pessoas começam a seguir o perfil, se passando por nós, o cliente recebe uma mensagem com um cupom de 40% de desconto, a pessoa dá os dados, eles pegam, clonam, conseguem invadir a rede social e as pessoas ficam sem os dados”, afirmou a gerente de marketing de um dos supermercados, Lívia Paneto.

Golpistas clonam o perfil do estabelecimento e disparam links falsos para os seguidores — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Os crimes virtuais cresceram no ES, de acordo com dados da Polícia Civil. Foram 29.832 golpes de janeiro a agosto de 2022, um aumento de 24% se comparado ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 21.938 casos.Para o delegado Tiago Cavalcante, a quantidade de crimes realizados é uma barreira para as investigações.

“A polícia faz um trabalho pra identificar, tem como localizar, mas o excesso de crime é um obstáculo mesmo para a polícia. Às vezes o indivíduo tem um provedor, ou o site dele tem um provedor no outro estado e isso dificulta muito. Então, a dica principal é: desconfie”, esclareceu o delegado.

 

Dicas para prevenção

 

Segundo o especialista em segurança digital Gilberto Sudré, algumas dicas importantes para prevenir ser a próxima vítima dos golpes virtuais são:

  • Ter certeza que solicitou o link ou e-mail recebido

  • Ter certeza que solicitou o link ou e-mail recebido é verdadeiro e se tem o mesmo nome e seguidores reais.

  • Evitar clicar em links. Optar por digitar o site da loja ou do serviço

 

Outra dica é ativar a verificação de dois fatores para as contas existentes em redes sociais.

G1 ES