O secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, anunciou a realização de um mutirão de cirurgias eletivas no Espírito Santo após a suspensão temporária dos agendamentos por 14 dias. Além disso, também haverá mudanças no site “Vacina e Confia”.
Matérias Relacionados
As informações foram dadas em coletiva de imprensa realizada na tarde desta terça-feira (1º).
Mutirão de cirurgias eletivas
As cirurgias eletivas estão suspensas por 14 dias no estado por conta da alta de casos de Covid-19 e também em função dos 2 mil profissionais de saúde afastados do trabalho pela doença, de acordo com levantamento da secretaria.
O secretário anunciou a realização de um mutirão de cirurgias eletivas em todo o estado, mas não deu detalhes sobre a ação, como datas, horários e também a quantidade de cirurgias ofertadas.
“Nós temos, com a suspensão das cirurgias eletivas, uma decisão transitória, em período temporário e que pode ser retomada [prorrogada]. No mês de fevereiro deverá ser anunciado nosso mutirão para este ano de cirurgias eletivas de consultas e exames que irá garantir à população capixaba o acesso à sua cirurgia eletiva”, declarou Nésio Fernandes.
Mudanças no site ‘Vacina e Confia’
No site “Vacina e Confia” é possível obter informações gerais da Covid-19 no estado e também acessar serviços, como agendamento de vacinação nos municípios cadastrados na plataforma.
Entre as atualizações previstas para o site está a criação de um botão para a rápida obtenção do passaporte de vacina, necessário para entrar em eventos, bares e restaurantes no Espírito Santo.
Haverá também uma forma simplificada para que pais possam autorizar a vacinação de crianças. A intenção é que as escolas estaduais sejam também pontos de vacinação para os alunos, mas os detalhes sobre a operação ainda serão repassados por meio de uma nota técnica.
O secretário anunciou que o agendamento de testes de Covid-19 no Espírito Santo não será mais realizado pelo site “Agendamento Online”. O serviço passará a ser ofertado na plataforma “Vacina e Confia”.
70% de internados com Covid-19 no ES não estão vacinados
Segundo Nésio Fernandes, 70% dos pacientes internados nos hospitais públicos com Covid-19 fazem parte dos 3,7% de adultos que não estão vacinados no estado.
O subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, afirmou que cerca de 95 mil pessoas não tomaram nenhuma dose da vacina no estado. Neste momento, há 262 mil doses em atraso.
A expectativa do governo estadual é alcançar 90% de vacinados entre a população do Espírito Santo, incluindo as crianças.
“Praticamente 14,8 mil crianças foram imunizadas e compreendemos que temos um desafio grande de poder convencer a família a vacinar seus filhos”, disse Nésio.
G1 ES