No período de carnaval cai o número de doadores de sangue. Para conseguir manter os estoques cheios, pintores do estado se reuniram para conseguir arrecadar a maior quantidade de sangue possível. A campanha continua até sexta-feira (17).
A ajuda dos pintores, que veio da Campanha Pintor Sangue Bom, da Associação Brasileira de Pintores profissionais e do ‘Movimento Brasil por um Pintor Melhor’, acontece no Brasil inteiro e veio em boa hora. Isso acontece porque o estoque dos tipos negativos em hospitais do Espírito Santo está preocupante e tem sangue que está zerado.
O pintor Marcos Ferreira participou da ação e reforçou a importância da doação.
“Não dói, não machuca, tem muito mito em cima disso. É rápido, a pessoa vem aqui, doa e pode salvar até três vidas com uma bolsa de sangue”, disse o profissional.
Campanha Pintor Sangue Bom ajuda a aumentar estoques de bancos de sangue. — Foto: Reprodução/TV Gazeta
Além de ajudar no estoque do banco de sangue, ações como essa trazem pessoas que nunca tinham feito doação e se tornam doadores fixos durante todo o ano. É o caso do pintor Josuel, que foi doar pela primeira vez.
“Principalmente nesse período que vamos ter um feriado longo. O próprio hospital precisa e é muito importante a nossa doação”, contou Josuel Catem França.
Segundo o supervisor do banco de sangue, Guilherme Polastrelli, o sangue tem data limite para ficar armazenada, e por isso a doação precisa ser constante.
“O sangue tem validade de 35 dias, então precisa desses doadores dia a dia para manter o estoque”, explicou Guilherme.