Take a fresh look at your lifestyle.

Oficinas gratuitas de culinária vão ensinar a reaproveitar até as cascas dos alimentos na Grande Vitória

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES) vai oferecer oficinas gratuitas de culinária sobre o aproveitamento integral dos alimentos, inclusive a casca. As oficinas vão acontecer em comunidades da Grande Vitória por meio do projeto ‘Comunidade Goumert’.

A primeira oficina será realizada nesta quinta-feira (27) e sexta-feira (28), das 13h às 17h, em Nova Esperança, Cariacica, na Fundação Fé e Alegria.

A ação, promovida em parceria com o Sesc e Senac, é para pessoas cadastradas no projeto Mesa Brasil Sesc, que atende famílias em vulnerabilidade social e nutricional.

A atividade terá formato itinerante, sendo uma edição mensal, sempre em dois dias, com turmas diferentes, até dezembro de 2023. A próxima comunidade contemplada será a de Feu Rosa, na Serra, com data ainda a definir.

Neste mês de outubro, a ação ocorre das 13h às 17 horas. No local, as famílias contarão com uma estrutura de cozinha para assistir às aulas de culinária, e colocar a mão na massa.

Serão ensinadas técnicas de preparo, corte, limpeza, cozimento, assim como receitas simples para gerar oportunidades de renda e fomentar o empreendedorismo.

Segundo o presidente da Fecomércio-ES, Idalberto Moro, o programa Comunidade Gourmet é uma união de expertises do sistema para oferecer à sociedade um projeto social relevante no combate à fome e desperdício de alimentos.

“O projeto contribui para transformar socialmente a vida dessas comunidades, promover a cidadania e faz parte de um programa maior idealizado pela Fecomércio-ES. Temos como desafio, a médio prazo, aproximar a gastronomia do dia a dia das comunidades para, no futuro, levar unidades móveis do Senac com o objetivo de capacitar jovens por meio de cursos de culinária, possibilitando o acesso da juventude ao mercado de trabalho”.

Oficinas gratuitas de culinária vão ensinar a reaproveitar até as cascas dos alimentos na Grande Vitória — Foto: Divulgação/Fecomércio

Beneficiados

O público-alvo da ação são comunidades em situações de vulnerabilidade social e nutricional contempladas pelo Mesa Brasil Sesc. Por isso, não há inscrição. De acordo com a Fecomércio, as pessoas cadastradas no Mesa Brasil serão mobilizados pelas entidades parceiras para participar das oficinas de culinária.

Projeto Mesa Brasil

O Mesa Brasil Sesc é uma rede nacional de bancos de alimentos que atua contra a fome e o desperdício. É formada por mais de 3 mil parceiros doadores (produtores rurais, atacadistas e varejistas, centrais de distribuição e abastecimento e indústrias de alimentos, além de empresas de diversos ramos de atividade), que doam seus excedentes de produção, alimentos fora dos padrões de comercialização, mas em condições seguras, próprios para o consumo.

O projeto atende pessoas em situação de vulnerabilidade social e nutricional assistidas por entidades sociais cadastradas.

G1 ES