O governo do Espírito Santo anunciou que mobilizou mutirões de vacinação contra a Covid-19 e a gripe em todos os 78 municípios do estado para esta sexta-feira (1º) e sábado (2).
Matérias Relacionados
O objetivo principal da força-tarefa é imunizar contra a Covid-19 crianças, que receberão a primeira dose da vacina, e os idosos, que precisam tomar a quarta dose.
Ao todo, serão disponibilizados mais de 50 mil doses da vacina do coronavírus para todas as regiões do estado. A expectativa é de que o mutirão ajude a acelerar o processo de migração das cidades para a classificação de risco muito baixo, que depende, especialmente, do percentual da população vacinada em cada microrregião.
“Na última semana faltavam menos de 17 mil doses a serem aplicadas e é muito possível que alcancemos esses dados a partir desta semana. Por isso, juntos com os municípios capixabas, estamos mobilizando para que possamos vacinar o máximo de pessoas possíveis. Para o mutirão, teremos ainda vinculados dois importantes grupos que precisamos também garantir uma cobertura ideal, que são as crianças e os idosos, este em especial com as suas doses de reforço, tanto a primeira quanto a segunda”, disse o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), até terça-feira (29), 110.229 idosos de 60 anos ou mais estavam com esquema vacinal atrasado para receber a primeira dose de reforço, sendo que cerca de 500 mil idosos já estão aptos a receber a segunda dose de reforço, a quarta dose.
Já entre as crianças de cinco a 11 anos, o Espírito Santo vacinou 44% deste grupo com a primeira dose e 13% com a segunda dose. No entanto, um pouco mais 50 mil esquemas vacinais estão em atraso para receber a segunda.
Nos mutirões, será possível tomar os dois imunizantes – contra gripe e Covid-19 – em um único dia. Desde setembro de 2021, o Ministério da Saúde autorizou a vacinação concomitante para as duas doenças.
Em Vitória, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informou que será aberto um novo agendamento para a vacinação contra a Covid-19 e a gripe na sexta, com a aplicação da dose a partir de sábado.
Em Vila Velha, a vacinação para crianças de cinco a 11 anos e para idosos com mais de 60 anos vai acontecer na sexta, no Maanaim de Terra Vermelha, e no sábado (2), no ginásio Tartarugão, na UMEF Marina Barcellos Silveira em Araçás, na UMEF Ofélia Escobar em Aribiri, na UMEF Aly da Silva em Balneário Ponta da Fruta e na Unidade de Saúde do Ibes.
Já o público de 18 a 59 anos, que precisa da primeira, segunda dose ou dose de reforço, poderá se vacinar no sábado, nos mesmos locais.
Não será preciso agendar. Os postos ficarão abertos entre 9h e 15h.
Na Serra, as equipes de saúde vão vacinar contra a Covid-19 as crianças, sem agendamento, em algumas escolas e creches na sexta e na segunda (4).
Segundo a prefeitura, a vacinação segue no Shopping Montserrat, sem agendamento, de segunda a sexta, das 9h às 17h, para todos os públicos. A imunização contra a gripe também está sendo feita no local, para idosos com 60 anos ou mais.
Já no sábado, a vacinação contra a Covid-19 também será totalmente sem agendamento, nas Unidades de Saúde, das 8h às 16h e em demais pontos de 9h às 16h. No shopping Montserrat, em Colina de Laranjeiras, o serviço será das 10h às 17h.
Em Cariacica, o mutirão está programado para o sábado, com oferta de vacinas contra Covid-19 para todos os públicos com mais de cinco anos, e de vacina contra a gripe para idosos com mais de 60 anos. Será preciso agendar a imunização no site “Vacina e Confia”.
Os postos vão funcionar das 8h30 às 16h, nas UBS de Bela Aurora e de Nova Rosa da Penha II e no Colégio Lusíadas. Na UBS de Flexal, a vacinação será das 8h às 16 horas; no Shopping Moxuara, das 10h às 18h; e no Hospital Pedro Fontes, das 8h30 às 12h30.
Já no domingo (3), a vacinação acontece na UBS de Flexal, das 8h às 16h. Haverá vacina da gripe para idosos e vacina de Covid-19 para todos os públicos com cinco anos ou mais, sem agendamento.
Outros municípios
A Sesa divulgou uma lista com os pontos de vacinação que ficarão abertos durante o mutirão nos demais municípios do estado. A relação está publicada no site da Sesa.
G1 ES