Take a fresh look at your lifestyle.

Evento do Cosems marca o fortalecimento entre Estado e municípios na saúde.

Para garantir assistência adequada aos cidadãos e administrar o Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba, a Secretária da Saúde (Sesa) está em constante alinhamento com os gestores e técnicos municipais da área. Para fortalecer as metas, traças novas estratégias e celebrar os trabalhos realizados durante este ano, nessa quinta-feira (09) e nesta sexta-feira (10), aconteceram as atividades do Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems/ES).

Realizado no Hotel Fazenda China Park, em Domingos Martins, o primeiro dia do evento contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, e o médico e pesquisador da Fiocruz, Odorico Monteiro. 

Nésio Fernandes destacou a importância da parceria entre Estado e municípios e como essa aposta na boa gestão é fundamental no avanço e crescimento dos serviços da saúde. “Hoje nós temos a quarta ou quinta melhor cobertura de estratégia de Saúde da Família do Brasil. A decisão de construir uma linha de planejamento e execuções entre Estado e municípios foi fundamental para avançarmos com diversos serviços, como expandir o atendimento especializado nas regionais, e ampliação do SAMU 192 e testagem em massa contra COVID-19”, ressaltou o secretário. 

Na ocasião, foram apresentadas as experiências exitosas de gestão no atendimento ao usuário do SUS das quatro Regionais de Saúde do Estado. Além disso, os participantes esclareceram dúvidas sobre conceitos e modelos da gestão e inovação.

A vice-presidente do Cosems/ES, Sandra Lupimfalou sobre a participação de gestores municipais nas ações e debates do Colegiado. “No Cosems/ES, trazemos os desafios da gestão do SUS, deliberamos pautas importantes e buscamos apoio para resolver entraves. O Colegiado é um espaço de diálogo para o fortalecimento do SUS, por isso, agradecemos a participação de todos e a parceria com a Sesa”, disse.

Em sua fala, Odorico Monteiro agradeceu aoportunidade de participar do encontro e lembrouque o diálogo entre as governanças é essencial no fortalecimento do SUS e na garantia de um melhor trabalho. 

“Essa é uma agenda estratégica que possibilita verificar a capacidade de serviço de cada município, sendo fundamental para o crescimento das atividades na área da saúde de todo o Estado. Quero destacar o trabalho realizado pelo governadorRenato Casagrande, juntamente com o secretário da Saúde durante a pandemia, sendo de muita relevância ao Brasil”, pontuou. 

O encerramento, que acontece nesta sexta-feira (09), contará com palestras sobre processo de regionalização no Espírito Santo; programas e projetos; status dos planos municipais do Estado; e atualização do Previne Brasil. 

Também estiveram presentes a secretária executiva do Colegiado, Marfiza Novaes; o diretor do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação (ICEPi), Fabiano Ribeiro; a superintendente da região Metropolitana, Cybeli Pandini; da Central, MaricelisCaetano, do Norte, Edilson Monteiro; e do Sul do Estado, José Maria Justo.

NOTICIAS GOVERNO ES