Cerca de 264 mil doses não foram aplicadas em crianças e adolescentes no ES de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.
A partir desta sexta-feira (1ª) até 29 de outubro, crianças e adolescentes de zero a menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias) do Espírito Santo poderão atualizar a caderneta de vacina durante a Campanha Nacional de Multivacinação.
É uma oportunidade para que pais e responsáveis levem seus filhos ao serviço de saúde para ficarem protegidos contra doenças imunopreveníveis, contribuindo para a melhoria das coberturas vacinais.
A estimativa, segundo dados do Programa Estadual de Imunizações, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), é que cerca de 264 mil doses não foram aplicadas em crianças e adolescentes no Espírito Santo de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.
O objetivo é alcançar 100% dessa população, como informou a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo.
“Com a flexibilização das medidas sociais e a cobertura vacinal progredindo na vacinação contra a Covid-19, a nossa expectativa é que as famílias tenham uma adesão positiva à Campanha de Multivacinação e não deixem de comparecer ao serviço de saúde para levar suas crianças e adolescentes, para que com isso possamos aumentar as coberturas vacinais. É também, uma oportunidade de lembrar aos pais e responsáveis sobre a importância de proteger as crianças e adolescentes contra as doenças imunopreveníveis e suas possíveis complicações”, destacou a coordenadora.
Ainda segundo Danielle Grillo, a campanha acontece em um cenário distinto, com a concomitância das demais ações de vacinação vigentes no país.
“Temos a vacinação contra a Covid-19 e agora a multivacinação. Então, é um momento propício para que toda a família, além das crianças e adolescentes, possa se vacinar”, disse.
Para a multivacinação, serão ofertadas 18 vacinas do calendário nacional. A aplicação ocorrerá nas 493 salas de vacinação em todos os 78 municípios do estado, tendo no dia 16, o “Dia D” de divulgação e mobilização nacional.
Crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade são o público-alvo da campanha de multivacinação
Coberturas vacinais
Nos últimos anos, segundo dados do Programa Estadual de Imunizações, o Espírito Santo tem apresentado redução das coberturas vacinais dos imunizantes em que há meta preconizada do Ministério da Saúde com índice de 90% a 95% da população-alvo. Com a pandemia da Covid-19, esse cenário se agravou.
“O ano de 2020 foi muito difícil para todos nós devido à pandemia, o que refletiu também na baixa procura e adesão das famílias às vacinas de rotina, mas essa redução da cobertura vacinal já é observada há alguns anos. Precisamos ressaltar a toda população os benefícios que as vacinas trazem à vida da criança e do adolescente, e da nossa também, como a proteção a doenças que, hoje, há como se prevenir através da vacinação”, salientou Danielle Grillo.
Vacinas disponíveis
Serão ofertadas às crianças de até sete anos de idade (seis anos 11 meses e 29 dias) as vacinas BCG, Hepatite B, Penta, Polio inativada, Polio oral, Rotavírus, Pneumocócica 10-valente, Meningocócica C, Febre amarela, Tríplice viral (SCR – sarampo, caxumba e rubéola), DTP, Hepatite A e Varicela.
Já para as crianças a partir dos sete anos de idade até menores de 15 anos, serão ofertadas as seguintes vacinas: Hepatite B, Febre amarela, Tríplice viral, Difteria e tétano adulto, Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente e dTpa.
Em relação à Meningocócica C, o estado está oportunizando, até dezembro deste ano, a vacinação de crianças de até 10 anos que ainda não receberam a dose.
Covid-19 e gripe
No Espírito Santo, a vacinação contra a Covid-19 já está na fase da imunização dos adolescentes de 12 a 17 anos e, com a nova determinação do Ministério da Saúde, da última terça (28), com a suspensão do intervalo de 14 dias entre a vacina Covid-19 e demais vacinas do calendário de vacinação.
“Com a ida ao serviço de saúde, a família pode oportunizar além da vacina Covid-19, as demais que possam estar em falta na caderneta do adolescente. Não podemos deixar de vaciná-los!”, frisou.
Além da Covid-19, o estado também tem realizado a vacinação contra a gripe.
“E justamente as crianças de seis meses a menores de seis anos de idade fazem parte de um dos grupos prioritários que precisamos alcançar a meta de cobertura contra a gripe, mas lembrando que para Influenza, havendo doses disponíveis, neste ano, todas as crianças a partir dos seis meses ainda não vacinadas podem receber a dose”, informou.
G1 ES