Um abatedouro clandestino foi fechado por vender carne de cavalo como sendo de boi em Araçatiba, em Viana, na Grande Vitória. A operação da prefeitura denominada ‘Pata Quebrada’ foi feita nesta quarta-feira (8). O mesmo local já havia sido alvo de ação e fechado em setembro do ano passado.
A ação teve a participação da Secretaria de Meio Ambiente, do Programa de Bem-estar Animal É o Bicho! e da Secretaria de Defesa Social e Guarda Municipal. Ninguém foi preso.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/r/3/ANSV5BQriNLzGt47MRrQ/abate-clandestino-em-viana.jpg)
Abatedouro clamdestino volta a ser fechado no ES — Foto: Divulgação/Prefeitura de Viana
Segundo a prefeitura, na hora em que os agentes chegaram, havia um animal com as patas amarradas, já abatido e desossado, e outros três prestes a serem mortos.
Assim que viram as equipes chegando, os suspeitos que estavam no local fugiram. No entanto, deixaram uma moto e uma bolsa com documentos para trás, além de um caderno de anotações com possíveis compradores.
No local também havia equipamentos para desossa de animais, como machados e facas, além de currais e frigoríficos.
O material foi entregue à Polícia Civil, que vai investigar para onde a carne seria destinada. De acordo com a prefeitura, a carne de cavalo seria vendida como se fosse de boi, em alguns locais da Grande Vitória.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/0/a/wIjqhRTwi3sjkwNucp9w/20220906073020-img-5976.jpg)
Abatedouro ilegal foi fechado em Viana, ES — Foto: Prefeitura de Viana/Divulgação
Reincidência
Em 6 de setembro do ano passado, o local já havia sido fechado por equipes da Polícia Civil, da Prefeitura de Viana e do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf).
Na época, oito pessoas foram presas. Apesar disso, o abatedouro ilegal voltou a ser utilizado para o crime.
Os animais foram resgatados e levados para um rancho. O cavalo abatido foi levado para descarte adequado.
Capotamento e roubo
Ainda durante a ação, após deixarem o assentamento, um carro passou em alta velocidade ultrapassando os carros das equipes da prefeitura e capotou na frente da equipe.
Após identificação e checagem, a Guarda Municipal de Viana obteve a informação de que o carro era roubado. O casal que estava no veículo foram socorridos por uma equioe do Samu.
G1 ES