Take a fresh look at your lifestyle.

Em média, 12 armas de fogo foram apreendidas por dia no ES de janeiro a julho de 2022.

Uma média de 12 armas foram apreendidas por dia no Espírito Santo entre janeiro e julho de 2022. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública do estado.

Em números totais, do primeiro ao sétimo mês deste ano foram apreendidas 2.264 armas de fogo, em sua maioria revolveres e pistolas.

Munição e arma de fogo apreendidas — Foto: Reprodução/TV Gazeta

De acordo com o secretário de Segurança Pública, de cada 10 armas apreendidas, três foram compradas legalmente, mas param nas mãos de criminosos.

“De uma amostra de armas apreendidas, nós observamos que 30% dessas armas que foram apreendidas eram de origem do cidadão comum, aquele que adquiriu uma arma e teve essa arma extraviada, furtada ou roubada. São três origens: tráfico de armas, armas extraviadas do cidadão comum e armas artesanais ou semi-industriais”, falou o secretário de Segurança Pública do Espírito Santo, Marcio Celante Weolffel.

Segundo o secretário, de cada 100 armas apreendidas, cerca de 20 são mais potentes, como espingardas e metralhadoras. Elas seriam usadas para provocar gangues rivais em vídeos divulgados na internet.

A Secretaria de Segurança defende que a apreensão de armas reduz o número de assassinatos e enfraquece o tráfico de drogas.

“Eu posso dizer que o trabalho da polícia é muito grande, o resultado nós estamos conseguindo trazer e, realmente, destacar a diminuição no número de homicídios”, disse o secretário.

G1 ES