Em manifestação no Centro de Vitória, nesta quarta-feira (13), a Associação dos Servidores do Incaper (Assin), o Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos do Espirito Santo (Sindipublicos) e associações ligadas à agricultura familiar no estado distribuíram 1.500 kg de alimentos gratuitamente.
Matérias Relacionados
Agricultores familiares do Espírito Santo trouxeram os alimentos do campo e realizaram a distribuição para a população que passava na rua durante todo o trajeto do ato, que teve início às 9h e terminou por volta das 16h.
Os alimentos também foram doados para as pessoas que estão acampadas em frente à Prefeitura de Vitória, reivindicando moradia após o corte do aluguel social.
A manifestação
O ato desta quarta começou em frente ao prédio da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) e foi finalizado em frente ao Palácio Anchieta, sede do Executivo estadual. De acordo com dados da organização, cerca de 400 manifestantes estiveram presentes.
Entre as principais pautas, estão os pedidos por políticas públicas que compreendam de forma direta o crescimento da agricultura familiar no Espírito Santo e pelo fortalecimento do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), como a equiparação de salários dos servidores de nível superior com relação a maior tabela do executivo.
Segundo a servidora do Incaper e dirigente do Sindipúblico, Renata Setubal, o governo estadual recebeu os organizadores por meio de um assessor. Uma agenda de reuniões com o poder público foi agendada.
“Depois de termos esgotado as reivindicações, fizemos esse ato. Foram distribuídos cerca de 1,5 tonelada de alimentos, que vieram direto dos agricultores familiares. Fomos atendidos por um assessor, que marcou uma agenda com o governador entre os dias 22 a 29 [de abril]. Fizemos o ato para mostrar o tamanho do Incaper e da agricultura no estado”, disse Renata.