Take a fresh look at your lifestyle.

Governo do ES entrega obras do Portal do Príncipe, em Vitória.

O Governo do Espírito Santo inaugurou as obras do Portal do Príncipe, descritas pelo estado como um marco para a mobilidade da Região Metropolitana da Grande Vitória.

As intervenções na chegada sul da capital Vitória criaram novos espaços de convivência, lazer e esporte na região.

Entre as mudanças está a ampliação da Avenida Alexandre Buaiz, que passou a ter seis faixas, sendo uma pista de concreto para acesso ao Porto de Vitória.

Já a Rua Beresford Martins Moreira, que teve o sentido de circulação alterado, também conta nova pista de concreto, novas calçadas e ciclovia.

Durante as obras, a Ponte Seca foi utilizada para a saída de caminhões do Porto de Vitória. Com o fim das intervenções, a ponte passa a ter circulação exclusiva para pedestres e ciclistas.

“Estamos entregando uma importante obra de mobilidade urbana para a Região Metropolitana. Vai embelezar a entrada de Vitória, vai ajudar no fluxo dos veículos que chegam de Vila VelhaCariacica e da região Sul do nosso estado. Serão seis faixas na Avenida Alexandre Buaiz, uma praça para crianças repleta de brinquedos e outra para os cachorros, além de um campo society, equipamentos para se exercitar e uma das pistas de skate e BMX mais modernas do país. Um local para que os moradores possam ocupar, seja para o lazer, como para interação. Assim vamos melhorando ainda mais a qualidade de vida dos capixabas”, afirmou o governador Renato Casagrande (PSB).

Outra mudança é o novo acesso para a região de Santo Antônio, que já está sendo utilizado pelos motoristas desde janeiro. Antes, o motorista precisava acessar a Ponte Seca para fazer o retorno para Santo Antônio. Com a liberação da nova pista, os motoristas podem fazer o retorno acessando a nova alça, já na descida da Segunda Ponte, pela faixa da esquerda.

Também foram realizadas intervenções em frente ao Palácio Anchieta para melhorar a organização do trânsito na parada de ônibus existente no local. Agora, os coletivos vão poder fazer a parada em uma baía, não sendo mais necessário interromper o fluxo da via.

Praça José Luiz Gobbi

A Praça José Luiz Gobbi foi entregue em outubro e tem playground infantil, localizado na parte central, em nível abaixo das ruas, para maior proteção das crianças.

O playground conta com os brinquedos casinha com escorregador, gangorras, cestão, ponte pênsil e balanço. O piso é todo emborrachado. Os cães ganharam um espaço dedicado a eles, no espaço Pra Cão, que conta com obstáculos para diversão com animais domésticos, tais como gangorra, rampas sobe e desce, prancha, pula pneu, slalom e barreiras para salto.

Já a academia ao ar livre conta com equipamentos do tipo multiestação, com simulador de cavalgada triplo, simulador de caminhada triplo, pressão de pernas e rotação vertical.

Os pergolados têm mesa de jogos xadrez e mesa de piquenique e banquetas. Na praça também foram plantadas novas árvores das espécies samambaia, ipê branco, jequitibá rosa, jatobá, lophântera, magnólia amarela, entre outras, além daquelas originalmente existentes no local.

Foi construída ainda a Praça Mário Gurgel, localizada entre a Avenida Alexandre Buaiz e a Rua Beresford Martins Moreira, vencendo o desnível e conectando as duas vias, a partir da implantação de uma extensa arquibancada projetada para acolher os espectadores da praça, que conta com uma quadra Society.

A praça esportiva também conta com pista de skate e BMX (modalidade praticada com uso de bicicleta), com uma área de 1.021,78 metros quadrados e dois ambientes: o Bowl com, aproximadamente, 320 metros quadrados vai ter rampas e alturas que variam de 1,30 metros a 1,65 metros; e o Street, que terá uma área de, aproximadamente, 700 metros quadrados com vários obstáculos, como palcos, rampas e corrimãos de diversos tamanhos e formatos.

Ponto de ônibus Inteligente

Os três novos abrigos de videomonitoramento e inteligência estão localizados na Avenida Nair de Azevedo, em cima do viaduto Gilson Felix e em frente ao Palácio do Governo.

Os abrigos instalados proporcionam melhorias na segurança, com a utilização de inteligência artificial por meio de videomonitoramento, podendo haver o analítico de reconhecimento facial, detecção de movimento e detecção de aglomeração de pessoas. Sistema similar ao que existe atualmente nos terminais.

Ainda por meio das câmeras instaladas nos abrigos, haverá monitoramento interno e externo do usuário do sistema. O abrigo também vai disponibilizar sinal de internet. Todos os abrigos têm o botão de pânico, que pode ser acionado em situações emergenciais para a comunicação com a central de videomonitoramento da Companhia Estadual de Transporte Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb).