Take a fresh look at your lifestyle.

Liminar determina suspensão de leilão para importação de até 300 mil toneladas de arroz

A medida era solicitada em uma ação popular ajuizada pela bancada do Partido Novo.

ArrozArroz — Foto: Saulo Angelo/Thenews2/Agência O Globo

O leilão para importação de arroz pelo governo federal foi suspenso por uma liminar obtida na noite desta quarta-feira (5). A medida era solicitada em uma ação popular ajuizada pela bancada do Partido Novo. A decisão é do juiz federal substituto da 4ª Região, Bruno RIsch Fagundes de Oliveira.

Operacionalizada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a aquisição seria de até 300 mil toneladas do cereal. O leilão estava previsto para esta quinta-feira.

Entidades e produtores vinham pressionando contra a medida desde que o leilão foi anunciado na semana passada. O entendimento era de que a compra era desnecessária, além disso, o Rio Grande do Sul já colheu quase toda a safra. O Estado produz 70% da produção nacional.

Além do Novo, a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) ingressou com ação questionando a constitucionalidade da medida no Supremo Tribunal Federal.

O argumento da União era por evitar a especulação de preços diante da tragédia no Rio Grande do Sul. A ação previa, além da aquisição, a venda do cereal importado em embalagens com a logomarca da Conab, com preço de até R$ 4 o quilo.

Nesta tarde, o governador Eduardo Leite criticou a proposta e disse que o leilão poderia afetar ainda mais os municípios mais pobres do Estado.

 

Fonte: CBN