O governo do Espírito Santo anunciou, nesta terça-feira (4), a oferta de 3,5 mil vagas no programa CNH Social, que dá acesso gratuito à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para a população de baixa renda. Para a segunda fase deste ano, no segundo semestre, serão abertas outras 3,5 mil, totalizando 7 mil vagas em 2023.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/ES) e vão até as 23h59 do dia 14 de abril (clique aqui).
Os interessados poderão se inscrever para obter a primeira habilitação nas categorias A (motocicleta) ou B (carro).
Para aqueles que já são habilitados, há a possibilidade de adição da categoria A ou B e a mudança de categoria D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta).
Para se inscrever, é necessário estar ativo no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do Governo Federal, com os dados lançados na Base Nacional do Cadastro até o dia 10 de março de 2023. Aqueles que não cumprirem este requisito podem providenciar a atualização de seus dados para a próxima fase.
As vagas são distribuídas da seguinte forma:
-
40% para a primeira habilitação (A ou B);
-
20% para a Adição de Categoria A ou B;
-
40% para a Mudança de Categoria D ou E.
A relação final dos selecionados para a matrícula no programa será divulgada no site do Detran/ES, a partir das 12h do dia 20 de abril.
Segundo o Detran, as vagas não preenchidas após desclassificação de candidatos selecionados na primeira lista de 3,5 mil que não respeitarem prazos estabelecidos no processo de habilitação serão direcionadas para os candidatos classificados na sequência listados na chamada única de suplentes, que será divulgada no dia 12 de junho, a partir de 12h, no site do órgão.
G1 ES