Take a fresh look at your lifestyle.

Urnas eletrônicas que serão usadas no ES passam por testes do TRE

As mais de 10 mil urnas eletrônicas que vão ser usadas nas Eleições do próximo domingo (2) no Espírito Santo passaram pela testagem do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) na tarde desta segunda-feira (26). O teste foi feito no Cartório da 52ª Zona Eleitoral, em Jardim Camburi, Vitória.

A conferência é visual, para garantir que todos os equipamentos estarão funcionando perfeitamente. Assim que forem testadas e aprovadas, as urnas são colocadas nas caixas e, depois, são distribuídas para os locais de votação.

Se durante a conferência, algo estivesse errado, a urna seria separada para passar por uma nova conferência. Entre as mais de 10 mil urnas testadas, estão as 9.239 urnas eletrônicas titulares e 857 de contingência.

Além dessa fiscalização, 25 urnas eletrônicas serão fiscalizadas por uma comissão de auditoria, sendo as 18 primeiras submetidas ao teste de integridade; duas ao projeto piloto (teste de integridade com biometria); três ao teste de autenticidade dos sistemas eleitorais; e duas a uma eventual auditoria futura.

No sábado (1), às 9h, no plenário do TRE-ES, as entidades fiscalizadoras poderão indicar uma seção para auditoria e, caso não seja atingido o número total, a escolha do restante passará por sorteio.

Já no domingo (2), o teste de integridade acontecerá durante o horário de votação, das 8h às 17h.

Urnas eletrônicas foram testadas em Vitória — Foto: Bernardo Bracony/TV Gazeta

Sobre as eleições

As eleições gerais no Brasil em 2022 estão agendadas para o domingo (2), para o primeiro turno, e em 30 de outubro em caso de um segundo turno.

Cinco cargos estão em disputa nas Eleições 2022: deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente da república.

As opções na urna serão mostradas exatamente nesta ordem para escolha do eleitor, que deve digitar o número e conferir o nome e a fotografia da candidata ou do candidato, e aguardar 1 segundo antes de confirmar o voto.

Em caso de segundo turno, o eleitorado votará apenas para os cargos de governador e/ou presidente da república.

Na cabine de votação, não é permitido o uso de aparelho celular, fotográfico, de filmagem ou de qualquer outro tipo que viole o sigilo do voto. O eleitor deve deixar o equipamento com o mesário antes de votar.

O que pode?

 

O eleitor pode manifestar de forma individual e silenciosa sua preferência por partido político, coligação ou candidato, exclusivamente pelo uso de:

  • bandeiras
  • broches
  • dísticos
  • adesivos
  • camisetas

 

O que não pode?

 

  • Aglomeração de pessoas com vestuário padronizado, bandeiras, broches, dísticos e adesivos padronizados (manifestação coletiva), até o término da votação.

  • Uso de alto-falantes e amplificadores de som ou a promoção de comício ou carreata.

  • Propaganda de boca de urna.

  • Divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos (distribuição de qualquer material de propaganda no dia da eleição), podendo ser mantida a propaganda que tenha sido divulgada na internet antes do dia da eleição.

  • Publicação de novos conteúdos ou o impulsionamento de conteúdos pela internet, podendo ser mantidos em funcionamento as aplicações e os conteúdos publicados anteriormente.

  • Derrame de material de propaganda no local de votação ou nas vias próximas, ainda que realizado na véspera da eleição (derramamento de santinhos).

  • Manifestação coletiva e/ou ruidosa.

  • Abordagem, aliciamento, utilização de métodos de persuasão ou convencimento.

  • Distribuição de camisetas.

  • Não pode se deixar enganar por informações falsas ou duvidosas, cheque conteúdos que você não conhece a fonte.

Como votar na urna eletrônica?

 

Digite, no teclado da urna, o número das candidatas e candidatos de sua preferência, na seguinte ordem:

  1. Deputada ou deputado federal (4 dígitos)

  2. Deputada ou deputado estadual/distrital (5 dígitos)

  3. Senadora ou senador (3 dígitos)

  4. Governadora ou governador (2 dígitos)

  5. Presidente da República (2 dígitos)

Na tela, aparecerão a foto, o número, o nome e a sigla do partido da candidata e do candidato. Se precisar fazer alguma correção, aperte a tecla laranja “corrige” e digite o número novamente. Se as informações estiverem corretas, aperte a tecla verde “confirma”.

Prepare sua cola eleitoral com antecedência, pois não é permitido entrar com celular na cabine de votação.

G1 ES